Seguros agrícolas podem ajudar maioria dos agricultores de Carrazeda com prejuízos na maçã

PUB.

Ter, 17/05/2022 - 16:12


A maior parte dos fruticultores de Carrazeda de Ansiães têm seguros agrícolas, o que poderá ajudar a minimizar os prejuízos causados pelo granizo do passado fim de semana

A AFUVOPA, Associação dos Fruticultores, Viticultores e Olivicultores do Planalto de Ansiães, estima que as quebras de produção nos pomares atingidos possam chegar aos 90%.

O presidente da AFUVOPA, Luís Vila Real, adianta que a associação faz, todos os anos, um seguro de colheitas coletivo, apesar de o modelo ficar aquém das necessidades dos agricultores. "Temos seguro, embora, da forma como actualmente está desenhado, não está a servir os interesses dos agricultores. Tem franquias logo em termos de valores indemnizados, começando logo com valores mínimos de indeminização a partir de 20%. Além disso, quando é apurado o valor da indeminização, só é pago 80% desse valor".

Daí que Luís Vila Real entenda o seguro, apenas, como uma válvula de escape para o agricultor em situações como a que aconteceu no passado fim de semana. "Neste momento, o seguro acaba por ser um risco fazê-lo e um risco não o fazer, atendendo aos preços que as companhias de seguro cada vez mais vão elevando porque o concelho de Carrazeda, tal como outros, tem um índice de sinistralidade muito elevado. No fundo, vamos ficando na lista negra das companhias de seguro".

O concelho de Carrazeda de Ansiães terá, atualmente, cerca de 800 hectares de pomares de macieiras instalados, que produzem entre 25 mil e 30 mil toneladas de maçã por ano. Aproximadamente 60% pertencem aos 250 sócios da AFUVOPA.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)