PUB.

Sector hoteleiro de Bragança registou um aumento de cerca de 21 por cento no número de dormidas, em 2015

PUB.

Sex, 20/01/2017 - 09:19


O concelho de Bragança registou um aumento do número de dormidas em 2015, em relação a 2014. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados no passado mês de Dezembro, houve um aumento na ordem dos 21 por cento. 

Na prática, significa que as unidades hoteleiras brigantinas registaram um aumento de mais de 13 mil dormidas, o que perfaz um total superior  a 75 mil dormidas.

O número de hóspedes também aumentou, neste caso, cerca de 18 por cento, tendo dormido no concelho de Bragança 55 mil e setecentas pessoas, em 2015.

Este crescimento é superior à média do crescimento do numero de dormidas na região Norte, que ronda os 16 por cento e de Portugal, que se ficou pelos cerca de nove por cento.

O presidente do município de Bragança, Hernâni Dias, mostra-se satisfeito pelos resultados alcançados, que diz serem fruto de uma estratégia da autarquia no sector turístico. “Estou satisfeito por perceber que a estratégia que está a ser seguida é uma estratégia com resultados efectivos. Tudo aquilo que temos investido, ao nível da promoção da própria cidade, da dinamização, da divulgação, com a realização de múltiplas iniciativas… tem, efectivamente dado resultados. Crescemos muito mais do que a média de crescimento nacional e da região Norte e, isso tem que nos deixar satisfeitos, por percebermos que a própria economia da hotelaria e restauração está a ter sucesso”, salientou o autarca.

Apesar de não ser possível medir outros aspectos, como por exemplo, a evolução do número de clientes do comércio tradicional, o autarca salienta que estes dados permitem verificar que houve um aumento de 482 mil euros no volume de negócios das unidades hoteleiras que passou de pouco mais de 1 milhão de euros, em 2014, para 2 milhões e 400 mil euros, em 2015.

O Município Bragança estima que, no ano passado, se tenha registado um novo crescimento do turismo no concelho, que deverá situar-se entre os 10 e os 15 por cento. Escrito por Brigantia.  

 

 

Jornalista: 
Sara Geraldes