Secretário de Estado da Agricultura apela na Ruralo Castanea a que os produtores de castanha que se associem

PUB.

Seg, 24/10/2016 - 11:50


O secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação apelou aos produtores de castanha para que se associem de forma a valorizarem o produto e a ganharem escala para aumentar o rendimento e as hipóteses de internacionalização. De acordo com o responsável, as exportações do sector da agricultura no último semestre aumentaram 6 por cento, em relação ao mesmo período do ano passado.

Luís Vieira considera que a fileira da castanha tem potencial para crescer mais e para reter mais valor na região se os produtores optarem por se agregar.

“Nos últimos 10 anos, aumentámos a área mais de 5 mil hectares as exportações são da ordem dos 41 milhões de euros é um produto que, neste momento, tem procura nos mercados internacionais e os preços são compensadores, o que interessa cada vez mais é que os nossos agricultores façam essa concentração de oferta”, defende o governante.

O secretário de estado falava em Vinhais na abertura da festa da Castanha, onde adiantou que recentemente foram tomadas novas medidas de apoio à pequena agricultura.

“Aumentamos os rendimentos dos pequenos agricultores, as ajudas ao rendimento que anteriormente eram de 500 euros, vai poder receber já a partir do mês de Novembro receber 600 euros, ou seja, mais 20 por cento. Os apoios ao investimento em que um pequeno agricultor não podia ir além dos 25 mil euros passa para 40 mil euros, por outro lado só podem ir a esta medida os pequenos agricultores”, esclarece.

Respondendo a um solicitação do autarca de Vinhais de tornar menos burocráticos os procedimentos ligados a unidades de transformação no sector agroalimentar, Luís Vieira explicou que estão previstas alterações no licenciamento de pequenas unidades industriais.

“Estamos a trabalhar em criar condições para levar mais à simplificação, retirar um carga burocrática, pondo o sentido de subsidiariedade a trabalhar, aquilo que for mais simples de fazer no local temos de dar competências a quem pode fazê-lo e neste momento as câmara municipais já têm alguma margem de manobra que não tinham anteriormente e estamos a trabalhar no sentido de transferir mais algumas competência, podendo dar mais atribuição que permitam de forma mais expedita licenciar pequenas unidades industriais”, refere.

Declarações do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação na passagem por Vinhais na abertura da Rural Castanea que decorreu este fim-de-semana.

Já ontem, no encerramento da feira Américo Pereira, presidente do município de Vinhais garantiu que apesar da chuva os visitantes não deixaram de marcar presença na feira.

“Estes milhares de pessoas que por aqui passaram, que são mais do que em qualquer outro ano, é sintomático do êxito deste tipo de certames que tem como objectivo a promoção do desenvolvimento de Vinhais”, refere

Durante três dias Vinhais atraiu milhares de visitantes com venda da castanha e outros produtos de Outono, as Jornadas Técnicas do Castanheiro, um espaço dedicado às raças autóctones, música tradicional e o Magustão do Tio João da Rádio Brigantia. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro