PUB.

"Se olharmos para o panorama nacional as melhores atletas já são veteranas"

PUB.

Qui, 18/01/2018 - 14:48


Começam a faltar referências no atletismo distrital e nacional. A opinião é de Lucinda Moreiras, atleta dos Amigos do Campo Redondo.

A brigantina, que venceu no passado domingo o Campeonato Nacional de Estrada em veteranas 45, considera, no entanto, que há cada vez mais pessoas a praticar a modalidade mas sem a vertente competitiva.
“Há muita gente a correr mas por lazer. Em 30 anos que atletas femininas de referência apareceram? A nível nacional muito poucas e em Bragança nenhuma. Se olharmos para o panorama nacional as melhores atletas já são veteranas. Temos os exemplos da Jéssica Augusto ou Inês Monteiro que já têm 35 ou 36 anos”.
A falta de apoios também condiciona a formação de atletas numa região com condições para a prática de atletismo e de outras vertentes da modalidade.
“Em Bragança há boas pistas e montes, mas apoios para provas e equipamentos não há. No caso dos Amigos do Campo Redondo temos tido dificuldades e estamos a tentar angariar alguns patrocínios”.
Quase a completar 50 anos, Lucinda Moreiras é uma referência no atletismo e quer continuar a somar títulos. Em Fevereiro segue-se o Campeonato Nacional de Corta-Mato.
Lucinda Moreiras soma nove títulos nacionais em Corrida de Montanha e o mais recente foi em estrada nos 10 km do Campeonato Nacional, depois do segundo lugar obtido em 2017.
Agora segue-se a participação no Campeonato Distrital de Trail, no dia 28 de Janeiro, em Bragança, e em Fevereiro o Campeonato Nacional de Corta Mato.

 

 

Jornalista: 
SM