Santa Casa de Bragança promove Semana da Saúde que termina esta sexta-feira com Congresso Ibérico em Cuidados Continuados

PUB.

Sex, 21/09/2018 - 10:49


O número de pessoas que necessita de cuidados continuados está a aumentar. De forma a proporcionar o melhor acolhimento aos utentes, ao longo de toda a semana na Santa Casa da Misericórdia de Bragança, estão a ser desenvolvidas várias actividades junto dos utentes.

Estimular as capacidades cognitivas, sensoriais e motoras dos utentes foi o objectivo do segundo campeonato, que decorreu nesta semana. A iniciativa contou com 80 participantes de 10 instituições sociais de Bragança e uma de Izeda. Os utentes aplaudem a iniciativa e destacam que promove o convívio.

“Estou a gostar desta actividade reflecte-se muito na memória, incentiva o conhecimento também e acho que é perfeito, o convívio é agradável”, referiu um dos participantes.

Foram diversas actividades em simultâneo, como explicou Tânia Soares, animadora sócio-cultural da Santa Casa da Misericórdia de Bragança. “Temos actividades da parte sensorial, como por exemplo o olfacto e paladar, desde provar alimentos e cheirar, temos actividades de estimulação cognitiva, jogos de memória, identificação de sons, de palavras, temos jogos da parte motora”, descreveu.

Tudo isto, integrado no âmbito da Semana da Saúde.

Hoje começou o primeiro Congresso Ibérico em Cuidados Continuados Integrados, que vai juntar o tema da saúde e da área social. A Eutanásia será uma das temáticas debatidas. Este painel contará com a presença de Pinto da Costa defendendo a liberdade como máxima e Dom José Cordeiro a proteger a vida, como destaca Tânia Soares.

Outro tema será a diferença da realidade de cuidados continuados espanhola e doutros países europeus, em que este serviço é uma continuação de serviços de saúde, não se prestam numa instituição à parte como acontece em Portugal.

Quintino Aires será outro nome bem conhecido a participar como orador no primeiro Congresso Ibérico em Cuidados Continuados Integrados, que acontece hoje em Bragança. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Maria João Canadas