Rui Rio criticou em Vinhais processo de descentralização "às pinguinhas"

PUB.

Seg, 17/07/2017 - 11:10


Rui Rio considera que o país está demasiado centralizado e que esse é um dos entraves ao desenvolvimento do interior. O histórico social-democrata participou esta sexta-feira, numa conferência em Vinhais, promovida pela candidatura da coligação PSD CDS/PP liderada por Carlos Almendra, com o tema “Economia e Desenvolvimento Regional”, na qual defendeu que quem está afastado dos problemas não os pode resolver.

O antigo presidente da câmara municipal do Porto reconhece que mesmo na região Norte, entre o litoral e o interior, são notórias as assimetrias, nomeadamente, na distribuição dos fundos comunitários.

“Se o país um dia fizer, e na minha opinião devia fazer, um debate sobre a descentralização com responsabilidade política, que na prática é a regionalização, tenho dúvidas se deveria haver as 5 regiões, sendo uma delas, a região Norte ou se não se deveria autonomizar as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Precisamente com o receio que eu tenho de que se houver a região Norte, se o Porto não acaba por fazer à região o que Lisboa faz ao país”, frisou.

Ao contrário do que defendeu há 20 anos, Rui Rio é agora favorável à regionalização, no entanto acredita que o modelo de descentralização de competências para as autarquias proposto pelo governo não é o melhor a seguir.

“Acho muito mal que se faça esta descentralização, acho mal que se faça em ano eleitoral, porque parece que se faz alguma coisa e não se faz nada, e depois o pouco que se pudesse vir a fazer pode inviabilizar uma coisa mais estruturada e bem pensada. Sou totalmente contra que se faça as coisas “às pinguinhas”, que até pode inviabilizar uma coisa mais séria”, sustentou.

Também esta sexta-feira, foi apresentado o candidato à Assembleia Municipal de Vinhais pela coligação PSD-CDS/PP.

É Duarte Lopes que nas últimas autárquicas foi o cabeça de lista à câmara municipal e que promete o mesmo compromisso dos últimos quatro anos, como vereador da oposição.

“Durante estes quatro anos conseguimos cumprir o nosso lugar na oposição e encontrar uma solução alternativa que resultou na candidatura de Carlos Almendra. Há um esforço da oposição no sentido de criar as melhores condições para termos uma candidatura vencedora”, destacou.

A restante equipa à câmara e à assembleia bem como candidatos às juntas de freguesia do concelho de Vinhais serão apresentados em Agosto. Escrito por Brigantia.