Reservas de água em Serra Serrada, Bragança, com níveis normais apesar de inverno pouco chuvoso

PUB.

Sex, 22/03/2019 - 10:47


Assinala-se hoje o Dia Mundial da Água. Numa data como esta, depois de um inverno com um curto período de pluviosidade, o presidente da câmara de Bragança assegura que, ainda assim, as reservas de água do concelho, na Barragem da Serra Serrada, em Montesinho, estão com níveis normais

O autarca admite que, ainda assim, é um assunto que merece constante atenção. “Por enquanto não temos problemas, como é evidente, mas esperamos que haja uma maior pluviosidade para que consigamos passar um verão calmo, tranquilo e sem problemas ao nível do abastecimento de água. Desde já, estaremos a fazer uma análise àquilo que é o nosso plano de intervenção nestas matérias para que não venhamos a ser surpreendidos na época de verão que é um período em que os consumos aumentam exponencialmente. Temos que estar já precavidos para que evitar situações desagradáveis”.

No concelho, o abastecimento para consumo, em caso de ruptura, está assegurado com a barragem de Veiguinhas, também em Montesinho. Pela Serra Serrada, o autarca adianta que todas as semanas é identificado o nível de água para evitar má gestão do recurso. “Temos ainda muita água em Serra Serrada, não temos esses problemas e é uma questão que vamos monitorizando, semana a semana. É uma reserva de água da qual retiramos diariamente cerca de cinco a seis mil metro cúbicos de água. Vamos monitorizando todas as semanas para que perceber em que nível estamos e adoptarmos uma metodologia que evite qualquer tipo de situação menos positiva. Para já estamos com a situação normal, não temos que estar ali permanentemente a ver o que está a acontecer e esperamos que a Mãe Natureza nos ajude”.

Hernâni Dias acredita que é preciso ter mais consciência do uso da água. “Temos reservas e garantias de abastecimento de água mas este problema não se pode colocar apenas quando não chove. Temos que ter essa consciência para evitar problemas no futuro. A água é um bem escasso, tem de ser muito bem preservado e compete-nos a todos nós dar o nosso contributo para que isso aconteça”.

O tema deste ano é “a resposta está na natureza” e pretende abordar a forma como as estratégias de preservação ambiental podem proteger o ciclo da água. Quase 70% do nosso planeta é constituído por água mas apenas 0,7 de toda a que existe no mundo é potável. A data foi criada pelas Nações Unidas em 1993.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves