PUB.

A reflorestação da Serra do Reboredo é uma das prioridades do município de Torre de Moncorvo, para 2018

PUB.

Qui, 11/01/2018 - 12:38


Nuno Gonçalves destaca as principais prioridades do orçamento da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo. A aposta da edilidade é na reflorestação da Serra do Seboredo.  

Grande parte da mata nacional ardeu este verão, tal como várias outras áreas florestais do concelho. O presidente do município, Nuno Gonçalves, espera que depois da limpeza do terreno seja possível ainda este ano começar a reflorestação. Adiantou à Rádio Brigantia, que "seja possível através de medidas quer do poder central, quer através da comparticipação de programas nacionais ou europeu. A Câmara Municipal têm para este ano, para além de projectos que já tinha financiados e recordo que tínhamo-nos um projecto antes desta catástrofe, que foi o incêndio da Serra do Reboredo, um projecto de 200 mil euros. Para a reflorestação um projecto orçamento de 50 mil euros em quatro anos, ou seja, 200 mil euros para os próximos 4 anos. O INCF tem a co-gestão da Serra do Reboredo, com o Município de Torre de Moncorvo e que esperamos sejam breves numa política efectiva para a sua reflorestação".
Numa área que possuía uma grande mancha de carvalho branco da Europa, as árvores autóctones serão privilegiadas neste trabalho de reflorestação. A acção social é outra das prioridades e contará com uma das grandes fatias do orçamento para este ano, refere o autarca desta edilidade: "A grande margem de manobra que este orçamento vai permitir a este executivo para actuar juntos doas mais necessitados é também numa reestruturação social, são cerca de 5 milhões de euros, neste orçamento de 18 milhões e meio para actuarmos a nível social. Um investimento não só de investimento para todos os projectos já aprovados e contratualizados. Estamos a falar de um valor  7 milhões de euros. onde os pontos fulcrais são a requalificação das unidades de tratamento de água residuais e os fechos do SAGE no âmbito do programa PO SEUR.
As obras de reabilitação da escola secundária estão também cabimentadas no orçamento do município de Torre de Moncorvo que tem um valor global de 18,5 milhões de euros.

Escrito por Brigantia