PUB.

Quatro municípios do distrito recebem financiamento para obras nas câmaras e outros equipamentos municipais

PUB.

Qua, 05/06/2019 - 10:32


Para além de Macedo de Cavaleiros, as autarquias de Vila Flor, Vimioso e Vinhais assinaram também contratos que concedem apoio no âmbito do programa Beneficiação de Equipamentos Municipais (BEM), para projectos de requalificação de espaços ou equipamentos municipais.

Em Vila Flor, a verba vai ser aplicado na requalificação e conservação do edifício dos paços do concelho, que data de 1934. O autarca, Fernando Barros explica que através deste programa a câmara vai receber 150 mil euros, mas para conseguir fazer todas as obras que o edifício precisa junta a este montante 170 mil euros, resultado de uma candidatura a fundos comunitários no âmbito da eficiência energética. O valor remanescente da intervenção, orçada em 500 mil euros, será da responsabilidade da autarquia. “O edifício é muito bonito, mas já tem muitos anos e precisa destas obras”, sublinhou o autarca, Fernando Barros. O município já procedeu ao concurso público e tem empreiteiro, garantiu o presidente da câmara de Vila Flor, que aguarda apenas o visto do Tribunal de Contas para se iniciarem as obras, que têm o prazo previsto de um ano.

A intervenção vai incidir “no isolamento da cobertura, tectos falsos, caixilharia, na climatização” e na resolução “do problema das barreiras de mobilidade” para portadores de deficiência, com a “instalação de um elevador do rés-do-chão para o primeiro piso” e “uma plataforma elevatória” para ultrapassar os degraus de entrada do edifício.

Em Vimioso, as obras nos paços do concelho já começaram mas o montante de 150 mil euros do programa BEM ajuda a pagar parte do projecto que tem um orçamento total de 650 mil euros, destacou o autarca Jorge Fidalgo.

“É uma beneficiação quase total dos paços do concelho, desde o interior até ao telhado é uma requalificação quase por inteiro”, destacou o autarca Jorge Fidalgo.

As obras da câmara arrancaram com um atraso, devido à necessidade de mudar de empreiteiro mas estão agora a “correr num ritmo perfeitamente normal” e espera-se que “lá para final de Agosto ou Setembro possam estar concluídas”, acrescentou.

Também Vinhais vai beneficiar deste programa BEM, recebendo 120 mil euros que vão ser investidos na reabilitação de um edifício que será o futuro Centro de Acolhimento da vila, destinado a receber pessoas que se encontrem temporariamente sem casa ou que estejam desprovidas de apoio familiar, como sublinhou o presidente do município de Vinhas, Luís Fernandes. “Tem a ver com várias situações, em caso de violência doméstica, de uma catástrofe, como um incêndio, em caso de dificuldades em que as famílias tenham de ser acolhidas e permite recuperar um espaço dentro da zona histórica”, destacou o autarca.

As obras no Centro de Acolhimento de Vinhais vão arrancar após a conclusão do procedimento concursal, que está a terminar.

Macedo de Cavaleiros também se candidatou aos dois programas, tendo conseguido 130 mil euro através do programa BEM e 140 mil por via do pacto de eficiência energética, que vai aplicar num projecto com o valor total de 390 mil euros de reabilitação dos paços do concelho, “tanto na parte estética como na da parte de eficiência energética”. Escrito por Brigantia.

Foto: CM Vinhais

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro