Quase 2 milhões de pessoas visitaram os museus da Direcção Regional de Cultura do Norte em 2018

PUB.

Qua, 23/01/2019 - 08:26


O total de visitantes registados nos museus geridos pela Direcção Regional de Cultura do Norte, no ano de 2018, ultrapassou, pela primeira vez, os 1,8 milhões de visitantes

Segundo a Direcção Regional de Cultura do Norte, o número mais do que duplicou em cinco anos, com uma subida de 37% em relação ao período homólogo. O Museu do Abade Baçal, em Bragança, é um dos sete que está sob a tutela deste organismo. O director, Amândio Felicío, confirma que, no caso deste museu brigantino, nos últimos anos o número de visitantes também duplicou. "Aquilo que se verifica, de facto, é que, no âmbito dos museus que estão à guarda da Direcção Regional de Cultura do Norte, é um aumento exponencial do número de visitantes. O ano de 2018 foi o melhor desde 2014. Nos últimos 10 anos passámos de valores que estavam perto das 10 mil pessoas para valores perto dos 20 mil visitantes".

Desde 2014, já se registaram cerca de 6,15 milhões de visitantes no conjunto de museus e monumentos geridos por esta entidade. Amândio Felicío admite que esta recuperação de deve a novas dinâmicas e ao aumento de turistas na cidade. "Estamos naturalmente satisfeitos com esta recuperação que tem que ver também com as dinâmicas de visitação turística e do crescimento do turismo na cidade de Bragança. Aquilo que temos tentado realizar, no fundo, é promover um conjunto de actividades que possam trazer um maior número de visitantes. Este mês de Agosto foi o melhor desde que temos registo".

O museu está ainda a implementar novos conteúdos para atrais mais público. "Estamos a implementar, aliás, começa já este fim-de-semana, no sábado, um protocolo com o projecto MoviCanta Bebé procurando promover uma oferta destinada a um público especifico. Simultaneamente temos um programa de exposições temporárias que irá tentar trazer alguma dinâmica e novas temáticas às exposições do museu", explicou o director.

Além do protocolo com o projecto MoviCanta Bebé e das exposições temporárias com novas temáticas, o museu vai implementar um programa de serviço educativo com os agrupamentos de escolas do concelho de Bragança para criar uma oferta cultural qualificada destinada a este público.

Escrito por Brigantia

Foto: Direção Regional de Cultura do Norte

Jornalista: 
Carina Alves