Qualidade da água premiada em Mogadouro, Vimioso e Vinhais em 2016

PUB.

Ter, 14/11/2017 - 11:07


Os municípios de Mogadouro, Vinhais e Vimioso receberam um galardão pela qualidade da água da rede pública. Foram os únicos municípios do distrito de Bragança que receberam o selo de qualidade exemplar de água para consumo humano relativa ao ano de 2016 atribuído pela ERSAR - a entidade reguladora dos serviços de água e resíduos.

O vice-presidente do município de Mogadouro, Evaristo Neves, diz que a distinção conseguida pela primeira vez pelo município é um motivo de orgulho. “Há um conjunto de parâmetros, critérios e dados que são fornecidos ao ERSAR. Mogadouro conseguiu ultrapassar esses mesmos parâmetros. Das 308 entidades gestoras só a 108 foi atribuído o galardão e obviamente para nós é motivo de orgulho”, destacou Apesar de este ano haver falta de água em vários concelhos, o vice-presidente do município de Mogadouro não antevê problemas na distribuição de água aos munícipes no concelho. “Até à presente data não tivemos qualquer problema no abastecimento de água. A fonte de captação é a barragem de Bastelos, temos reserva sem qualquer problema no abastecimento para este ano e tínhamos reserva para o próximo ano, partindo do princípio que não haveria pluviosidade nenhuma”, assegurou.

Os resultados da avaliação da ERSAR relativos a 2016, a distinguir os municípios de Mogadouro, Vimioso e Vinhais. Resta saber se a seca deste ano poderá levar a resultados diferentes no próximo ano. Escrito por Brigantia.