PUB.

Projecto "Mais Coelho" tenta combater doença hemorrágica e encontrar vacina

PUB.

Sex, 20/10/2017 - 09:41


O coelho-bravo é a espécie cinegética que mais tem diminuído ao longo dos anos. Apesar dos incêndios que têm contribuído para essa diminuição, a doença hemorrágica continua a ser a principal causa.

Artur Cordeiro, presidente da Federação de Caçadores da 1ª Região Cinegética, avança que há um projecto que começou este ano a analisar e fazer recolhas de amostras dos animais com o objectivo de encontrar uma vacina que combata a doença.

“Neste momento há um projecto, de longo prazo, em que estão envolvidas não só entidades governamentais que lideram o processo como também universidades, confederações de caçadores. O programa mais coelho tem três vertentes, um programa de investigação, incrementar boas práticas de gestão e identificar medidas de controlo sanitário. Neste momento está a proceder-se à recolha de espécies doentes, de dados para estudar. É tendente a encontrar uma vacina”, destacou.

O responsável calcula que a mortalidade do coelho nos últimos anos ande à volta dos 90% devido a uma doença para qual a espécie ainda não conseguiu desenvolver anticorpos.

“O que diminuiu mais é o coelho, por causa da hemorrágica, a raça que tem sido dizimada pela doença e o coelho era a base, quase, da actividade cinegética, eu diria até a nível ibérico, cerca de 90% nos últimos anos. O coelho tem sido uma razia completa, tem sido uma tristeza andar pelos campos e ver animais mortos. O coelho tem sido uma desgraça”, referiu.

A doença hemorrágica continua a ser a principal causa de morte do coelho-bravo, espécie que é a base da actividade cinegética na Península Ibérica e que actualmente está perto de ser considerada uma espécie em perigo. Escrito por Onda Livre/Brigantia (CIR).