Professor José Adriano homenageado no aniversário da ESTIG com criação do prémio de empreendedorismo

PUB.

Qua, 12/12/2018 - 10:41


O professor José Adriano Pires foi homenageado ontem no Instituto Politécnico de Bragança.  

A data não foi escolhida ao acaso, isto porque o professor faria anos e também era o 28º aniversário da escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG), de que José Adriano foi director. Na cerimónia estiveram familiares, muitos alunos e Sobrinho Teixeira. O ex-presidente do IPB e agora Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior fez questão de estar presente no momento solene.

“Esta homenagem tem um significado institucional, porque o professor José Adriano foi director desta escola durante 8 anos, e voltou depois a ser director, foi pró-presidente durante quase toda a minha gestão, portanto uma escolha pessoal minha. Sendo eu Secretário de Estado, ex-presidente do IPB fui sempre uma pessoa amiga do José Adriano, que o estimou e que está aqui por amizade em relação àquilo que foi a felicidade de poder conviver com ele e estar com ele vários momentos e da minha vida ficar enriquecida com a sua companhia”, destacou o ex-presidente do IPB.

Também em homenagem foi criado o prémio nacional do Empreendedorismo José Adriano Pires. Orlando Rodrigues, presidente do IPB, destaca a referência que José Adriano foi no IPB, mas também no sistema nacional destas instituições de ensino superior. “O professor foi uma referência do IPB, mas também de todo o sistema de ensino superior politécnico. Criar um novo prémio nacional com a designação de José Adriano Gomes Pires em memória a essa actividade e a esse grande incentivo que ele deu à promoção do empreendedorismo de todo o sistema politécnico. Foi aprovado no Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos a intenção de o criar”, afirmou.

Na sessão solene foi atribuído o nome de José Adriano Pires à Praça Central da ESTIG e também inaugurada uma obra de arte como forma de homenagem. O professor faleceu a 31 de Julho deste ano, aos 52 anos. Estava ligado ao IPB há 26 anos e era na altura professor coordenador e director, pela segunda vez, da ESTIG. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Maria João Canadas