PUB.

Primeiros refugiados chegaram a Bragança

PUB.

Qua, 27/07/2016 - 09:44


Já chegaram os primeiros refugiados a Bragança, no âmbito do projecto que a Santa Casa da Misericórdia de Bragança está a desenvolver com a Plataforma de Apoio a Refugiados. As primeiras pessoas acolhidas são três mulheres, com idades entre os 18 e os 38 anos uma delas grávida e as restantes duas com filhos recém-nascidos. 

As mulheres e crianças chegaram na passada quinta-feira estão alojadas num apartamento da instituição que poderá vir a acolher mais dois adultos e duas crianças.O provedor da Santa Casa da Misericórdia, Eleutério Alves, admite que o processo de acolhimento de refugiados deveria ser acelerado, de forma a poder proporcionar melhores condições a estas pessoas o mais breve possível. “Estes processos nunca são demorados e nunca são rápidos… Eu acho que quando nós sabemos que há muita necessidade de instalar pessoas nestas condições e esse processo não avança, é demorado porque, quanto mais cedo, melhor. As pessoas estão hoje em muito más situações nos campos de refugiados e quando há a possibilidade de lhes criar melhores condições de vida, quanto mais rápido, melhor”, frisou.

Este é um projecto que a instituição pretende alargar às aldeias do concelho de Bragança através da aquisição e recuperação de casas que possam acolher famílias de refugiados.“Temos disponibilidade de instalações e terras para famílias de refugiados mas ainda não temos candidatos. Mas já manifestamos essa disponibilidade”, acrescentou o provedor.

No âmbito deste projecto de acolhimento foi dada formação a técnicos da instituição. A Santa Casa conta ainda com o apoio de várias entidades e instituições de Bragança, em áreas como a saúde, a educação ou a segurança.  Escrito por Brigantia. Foto: Santa Casa da Misericórdia de Bragança (um dos quartos onde se instalaram refugiadas).  

 

 

Jornalista: 
Sara Geraldes