Primeiro Festival de Street Art e maior escorrega de água da Europa marcam cartaz da "Festa da Juventude" de Bragança

PUB.

Ter, 28/06/2016 - 08:36


As ruas de Bragança vão servir de palco a cerca de uma dezena de artistas que vão expressar o seu talento em edifícios e muros da cidade. Trata-se do I Festival de Street Art, cujo tema é “Bragança Ecocidade”. Decorre de 1 a 4 de Julho e faz parte do programa preparado  pelo Município para  a "Festa da Juventude". 

No mapa da cidade estão assinalados nove locais de intervenção artística que vão desde um prédio no Bairro Social da Mãe d’Água  à escadaria junto à casa da seda e até locais emblemáticos da cidade como a Praça da Sé, o Jardim Dr António de Almeida ou o Forte S. João de Deus, onde situa o edifício sede da Câmara Municipal de Bragança. O presidente do Município, Hernâni Dias, acredita que esta é uma forma de tornar a cidade mais atractiva e dinâmica.”Vão participar vários artistas locais e vindos de outras localidades do pais, fazendo com que possamos por a cidade a mexer de uma forma diferente, tornando-a mais atractiva, mais dinâmica… É também uma forma de reabilitar o espaço publico, fazendo com que as pessoas se sintam bem”, considera o autarca.

Mas não só de Street Art se faz a Festa da Juventude. Nos dias 2 e 3 e Julho decorre a segunda edição do Water Slide Festival: o maior escorrega de água da Europa, que vai percorrer 500 metros da Avenida das Forças Armadas.

No ano passado, decorreu em Agosto, tendo sido muito frequentado pela comunidade emigrante que se encontrava de férias no concelho.

Este ano foi antecipado para Julho, de forma a poder aproveitar a presença dos estudantes do Instituto Politécnico de Bragança, antes de se ausentarem da cidade para férias, como explica o autarca. “O objectivo desta alteração foi tentarmos dar a oportunidade aos jovens que estão todo o ano na nossa cidade de participar nesta iniciativa”, explicou Hernâni Dias.

A juntar à festa há também uma noite de Djs na Praça Camões, no sábado, 2 de Julho. Já de 4 a 6 de Julho, decorrem conferências, no âmbito do Conselho Municipal de Juventude de Bragança, tendo sido desafiadas as estruturas juvenis partidárias, que integram este órgão para organizar conferências e tertúlias, que vão decorrer no Auditório Paulo Quintela. Escrito por Brigantia. 

Jornalista: 
Sara Geraldes