PUB.

Presidente do IPB contesta limitação de 20% das vagas para alunos internacionais

PUB.

Qua, 12/09/2018 - 11:20


O presidente do Instituto Politécnico de Bragança contesta a limitação de 20 % das vagas para alunos internacionais. Este é o único regime de acesso ao ensino superior em que há um tecto máximo. Orlando Rodrigues defende que tal não deveria ocorrer.

“O único que tem limitação é o regime de estudantes internacionais, os outros acabam por não ter limitações nos acessos. Entendemos que tendo o país excelentes condições para oferecer ensino superior de qualidade a alunos internacionais, mas para se posicionar como um país, num contexto mundial, que oferece ensino superior de qualidade internacionalmente, não podemos ter essa limitação”, sustenta.

O IPB registou um aumento de 25 por cento de candidaturas de alunos estrangeiros, face ao ano anterior, como realça o presidente desta instituição de ensino superior. “Os alunos internacionais as candidaturas que tivemos até ao momento cresceram 25% face ao ano passado, neste momento, temos já mais do dobro de candidatos de que vagas disponíveis o que significa que vamos colocar alunos de elevada qualidade a nível internacional”, destacou.

O IPB deverá receber 2000 alunos internacionais e entre estes estão os alunos de dupla diplomação, que é outra das estratégias de captação de alunos do IPB.

O IPB e a UTAD foram as duas instituições do ensino superior que mais alunos captaram, a nível nacional. A UTAD registou um aumento de 17% e o IPB de 8,86%. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Maria João Canadas