PUB.

Presidente da FPB anuncia em Bragança a criação de um fundo de apoio ao basquetebol regional

PUB.

Seg, 20/03/2017 - 08:51


O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol anunciou, no sábado, em Bragança, a criação de um fundo de apoio ao desenvolvimento regional da modalidade.

Manuel Fernandes não avançou detalhes sobre o incentivo, mas garante que vai ajudar as associações de basquetebol na estratégia de captação de jogadores, treinadores e dirigentes.
“Temos um plano definido para a captação de jogadores, treinadores e dirigentes. Nesta reunião falamos do fundo de apoio ao desenvolvimento regional através do qual damos resposta a projectos que sejam apresentados pelas associações. É a primeira vez que a federação avança com este fundo”.
A Federação Portuguesa de Basquetebol reuniu, pela primeira vez, em Bragança com todas as associações do país.
As dificuldades para desenvolver o basquetebol, sobretudo no interior, foram apresentadas na sessão de trabalho.
Manuel Fernandes considera que é fundamental “envolver os pais no associativismo”, um movimento que passa por bastantes dificuldades.
O desporto escolar também é uma boa via para o aumento do número de praticantes da modalidade.
Helena Gonçalves, presidente da Associação de Basquetebol de Bragança (ABB), refere que está a ser equacionada a possibilidade de surgirem clubes nas próprias escolas.
“Se em alguns casos podemos transferir alguns jogadores para os clubes há outros em que podemos formar clubes-escola. Neste caso serão as próprias escolas a desenvolver a modalidade. Podem filiar-se na associação e fazê-lo de forma federada”.
A presidente da ABB avançou ainda, sem pormenorizar, que dois novos clubes poderão surgir em breve no distrito.
Novidades avançadas no sábado na inauguração da sede da ABB. Um espaço cedido pelo Município de Bragança e que vai ajudar no trabalho de desenvolvimento e promoção deste desporto no distrito.
“É um espaço pequeno mas que vai dar melhores condições à associação. Não poderíamos ficar de fora desta dinâmica de construção desportiva”, frisa Hernâni Dias, presidente da autarquia, destacando a importância de apoiar o movimento associativo.
A Associação de Basquetebol de Bragança já tem um espaço próprio. A nova sede situa-se em Bragança, foi inaugurada no sábado e contou com a presença do presidente da federação portuguesa da modalidade.

Jornalista: 
Susana Madureira