PUB.

Presépios da Escola Secundária Emídio Garcia já arrecadaram mais de dez prémios

PUB.

Qui, 19/01/2017 - 09:25


A Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança venceu, pela décima primeira  vez “Concurso de Presépios”, promovido pelo Município de Bragança, na categoria de “inovador”. A escola participa desde que este concurso foi criado, em 2005 e só não venceu um ano, em que ficou em segundo lugar.

O professor Manuel Trovisco, que incentiva anualmente os alunos do curso de Artes Visuais a participar na iniciativa, revela que o segredo do sucesso neste concurso está apenas na dedicação e no gosto pela arte. “O segredo penso que passa muito por uma dedicação, por um gosto desta temática, que tem muito a ver também com uma tradição que, todos nós, em pequenos, gostamos de desenvolver e que nos envolve bastante, a nível familiar. Há um empenho bastante grande para, a cada ano, fazermos cada vez melhor. Os alunos do curso de Artes têm de desenvolver também essa criatividade e o gosto … É uma forma de elevarmos o nível de trabalho que realizamos”, referiu o docente.

A marca que distingue os presépios da Escola Secundária Emídio Garcia faz com que tenha vindo a ser convidada para montar as suas obras em locais públicos da cidade de Bragança, em particular religiosos. Nesta altura, o presépio produzido no último Natal está montado na igreja de Nossa Senhora das Graças.

Já o presépio do ano passado encontra-se exposto na Catedral e uma das primeiras produções pode ser vista na Biblioteca Municipal. Escrito por Brigantia. 

Jornalista: 
Sara Geraldes