PUB.

Politécnico de Bragança é o que mais capta alunos do ensino profissional no país

PUB.

Qui, 08/03/2018 - 10:30


O Instituto Politécnico de Bragança é a instituição de ensino superior que mais alunos do ensino profissional capta no país.

Segundo dados de um relatório da Direcção-geral de Estatísticas da Educação e Ciência, relativos a 2015/2016, e agora divulgado há uma baixa percentagem de diplomados do ensino profissional que prossegue estudos no ensino superior, rondando uma média de 16 % no país, mas o distrito Bragança contraria esta tendência e chega aos 32% de alunos que continuam a estudar, após a conclusão do 12.º ano, quase todos no IPB.

O presidente do Politécnico de Bragança, Sobrinho Teixeira, destaca a importância destes dados para a qualificação dos jovens na região. “No global 32% dos alunos que finalizam o ensino profissional prosseguem estudos no distrito de Bragança sendo que 4% vão directamente para licenciaturas e 28% para os CTESP (Curso Técnico Superior Profissional) e esta é a maior percentagem em todos os distritos e situações a nível do país e por isso também recebemos os parabéns do Ministro da Ciência e Ensino Superior por este trabalho. Não estamos só a falar de mais alunos estamos a falar de valorizar e qualificar a nossa população”, destacou.

O responsável da instituição de ensino superior considera que estes indicadores, acima da média nacional, se devem à valorização da formação por parte “das escolas e das famílias”.

Actualmente há cerca de 1000 alunos no IPB provenientes de cursos profissionais, mas Sobrinho Teixeira sublinha que o objectivo é aumentar este número. “Esperamos agora que este número vá aumentar, não só porque vamos fazer acções de divulgação e motivação, mas porque tem de aumentar, porque é aqui que há a grande possibilidade de crescer em população mais qualificada, e passar de 16% para um numero superior”, sustenta.

Para além destes cerca de mil alunos provenientes do distrito de Bragança, o IPB recebe ainda alunos do ensino profissional de outros distritos do país, como Vila Real, Porto e Braga. Escrito por Brigantia.