Politécnico apresenta em Bragança Festival de Cinema Acessível para cegos e surdos

PUB.

Qui, 23/05/2019 - 18:42


Começa já hoje o Festival Cinema Acessível, que vai contar com a projecção de filmes com áudio-descrição para cegos e legendagem para surdos.

A iniciativa, que com esta dimensão é inédita no país, é promovida pelo mestrado em tradução do Instituto Politécnico de Bragança. O festival aproveita e dá seguimento ao trabalho que os alunos já fazem no curso, como salientou Cláudia Martins da Comissão Científica do Mestrado em Tradução.

São cinco os filmes que vão ser exibidos hoje e amanhã no auditório da Escola Superior de Educação, com áudio-descrição e legendagem para surdos e a iniciativa realizada pela primeira vez, conta já com algumas inscrições.

O festival acessível integra ainda visitas guiadas com áudio-descrição para cegos e com interpretação de língua gestual portuguesa para surdos às exposições do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e do Museu do Abade de Baçal.

O Festival de Cinema Acessível é organizado pela primeira vez pela Escola Superior de Educação de Bragança e tem a parceria do Cine-Clube de Avanca, responsável por um dos festivais de cinema mais antigos do país. Escrito por Brigantia.