Petição pública pela reabertura da linha do Douro até Barca d'Alva já foi lançada

PUB.

Ter, 18/06/2019 - 10:33


Desde segunda-feira está disponível uma petição pública para exigir a completa requalificação e reabertura da Linha do Douro até Barca d’Alva e subsequente ligação a Salamanca, em Espanha.

A petição tem a Liga de Amigos do Douro Património Mundial e a Fundação Museu do Douro como primeiras subscritoras.

Fernando Pinto, presidente da Fundação do Museu do Douro, explica que a reabertura da linha em toda a extensão será estruturante para a região. “Porque o turismo está em crescendo, é um modo de chegarem mais depressa da Europa. E temos de pensar na questão da pegada carbónica, temos de encontrar meios alternativos ao rodoviário”, destacou.

Fernando Pinto entende ainda que a linha do Douro pode ser uma boa alternativa à linha da beira para escoar mercadorias para a Europa, nomeadamente o ferro de Moncorvo. “Vamos levá-lo para o Porto e depois andar para trás? Não. O interesse nacional aconselha a reposição desta linha”.

“É absolutamente fundamental que volte a ser discutida a requalificação da linha do Douro até Barca d’Alva”, nomeadamente por causa do turismo mas também para a ligação “entre as plataformas logísticas de Leixões e Castilla e León”, tendo em conta “o transporte de mercadorias”.  

António Filipe, presidente da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial destaca que a petição poderá ser subscrita na internet mas, também, em papel.

A Comunidade Intermunicipal do Douro apoia a petição pública pela completa requalificação e reabertura da Linha do Douro até Barca d'Alva e subsequente ligação a Salamanca, em Espanha.

O objetivo é demonstrar aos deputados da Assembleia da República e ao Governo que a região quer ver este projeto inscrito como prioritário na versão final do Programa Nacional de Investimentos 2030. Escrito por Rádio Ansiães (CIR).