PUB.

Parque Natural Regional do Vale do Tua abre cinco portas aos turistas

PUB.

Qua, 19/02/2020 - 10:08


O Parque Natural Regional do Vale do Tua vai ter cinco portas de entrada. São espaços interactivos para esclarecer os turistas sobre o que vão ver quando se aventurarem num território que abrange os concelhos de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Murça, Vila Flor e Mirandela.

A porta de Carrazeda de Ansiães abre esta sexta-feira, na estação ferroviária de Foz-Tua.

A de Vila Flor será inaugurada no dia 16 de Maio, data em que também será lançado o Festival de Percursos Pedestres.

Ainda não há datas para as de Alijó e Mirandela. A primeira porta foi inaugurada, na semana passada, no Parque Urbano de Murça. “Uma aposta decisiva para o nosso território”, enfatizou o presidente da câmara, Mário Artur Lopes, porque “permite ter turismo o ano inteiro e acessível a toda a gente”.

As portas do Parque Natural do Vale do Tua prometem aos visitantes um “banho de natureza, cultura e gastronomia”, salienta o diretor do parque, Artur Cascarejo. É um conjunto de experiências que ora apelam à razão, ora

motivam emoções ou a interactividade nas redes sociais. “O que importa é que o visitante não seja passivo e que tenha que interagir com os equipamentos que existem nas portas de entrada”, vincou.

As cinco portas do vale do Tua são diferentes e por isso complementam-se.

Artur Cascarejo espera que o governo possa apoiar uma candidatura de 330 mil euros que quer transformar o vale num local privilegiado para observação de estrelas em locais ligados ao património arqueológico.

Em execução está já o projecto de observação de aves, que resulta de uma candidatura de 200 mil euros. Escrito por Rádio Ansiães (CIR).