PUB.

Orçamento de Freixo para 2021 foi chumbado e câmara tem de seguir documento de 2020

PUB.

Ter, 24/11/2020 - 10:00


O Orçamento de Freixo de Espada à Cinta para 2021 foi chumbado em reunião de câmara. Os vereadores do PS e o vereador sem pelouros, Rui Portela, votaram contra o orçamento da câmara municipal para o próximo ano.

Os socialistas consideraram o orçamento pouco ambicioso para a época que o país e o concelho atravessam. O vereador do PS, Nuno Ferreira, queixa-se ainda de não ter visto esclarecidas várias dúvidas acerca do documento.

“Quando colocámos diversas questões e não obtivemos respostas para as mesmas nem esclarecimentos na reunião do orçamento, não podemos compactuar. Quando já deveria, no ano de 2020, ter sido executadas as medidas que foram prometidas para as freguesias, não podemos compactuar. O orçamento é fraco, não é ambicioso e não vai ao encontro das expectativas face ao que enfrentamos, para o desenvolvimento do nosso concelho. É um orçamento que em nada estimula a economia do nosso concelho, fica muito aquém daquilo que é pedido”, critica o vereador do PS, Nuno Ferreira.

A presidente da câmara de Freixo, Maria do Céu Quintas, explica que com o chumbo de 3 dos elementos do executivo, o município terá de ser governado com o orçamento deste ano e lamenta que alguns projectos possam não vir a ser candidatados a fundos comunitários.

“Há candidaturas que estão para ser feitas e que estavam contempladas no novo orçamento, terão de ser incluídas por revisões no orçamento de 2020. Se as chumbarem eles é que estão a arranjar um problema para Freixo, o de a câmara não se poder candidatar e usufruir dos fundos comunitários para poder fazer outras coisas”, afirmou a autarca.

A autarca dá como exemplo uma ETAR compacta para a zona industrial, que é previsto candidatar a fundos europeus e cuja dotação da comparticipação portuguesa estava incluída no orçamento do próximo ano.

O Orçamento de Freixo para 2021 foi chumbado com 3 votos contra e dois a favor, na última reunião de câmara. Foi a primeira vez que o orçamento foi reprovado. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro