"O grande desafio do Vale do Tua é perceber como é que este projecto vai desenvolver as populações locais"

PUB.

Sex, 21/04/2017 - 10:49


Numa altura em que o turismo rural e o empreendedorismo se unem cada vez mais para trazer visitantes e potenciar a economia desta região, o Parque Natural Regional do Vale do Tua é a nova grande aposta no sector que deixa grandes expectativas aos especialistas da área, pelas propostas já apresentadas. 

Para Alberto Tapada, presidente da AETUR, este é um grande projecto não só para a região mas para o país. “Tem todas as condições e características para ser um grande projecto e para dinamizar a região além de estar agregado a uma empresa que faz bem a internacionalização”, refere.  
Segundo o presidente da AETUR, o grande desafio para concretizar neste projecto é perceber como é que pode ajudar as populações locais, “a questão que se coloca é como é que o turismo interage, valoriza e promove o desenvolvimento das populações, este é o grande desafio para o Vale do Tua.” 
Alberto Tapada considera que se a região tiver consciência do seu potencial mas também das suas limitações é mais fácil traçar um caminho que leve o PNRVT ao sucesso pretendido “claro que o turismo tem de ter um papel fundamental na promoção e desenvolvimento económico das regiões. Não se pode desperdiçar o potencial do Vale do Tua, depois de tanta polémica que este processo acarretou, é claro que tem mesmo de funcionar bem, mas claro que há questões que tem de ser levantadas.”
Considerações do presidente da Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes, sobre a contribuição do projecto do Vale do Tua, para o desenvolvimento das populações e da economia local. Todavia, Alberto Tapada acredita no sucesso do projecto. Escrito por Brigantia/ Foto: PNRVT