PUB.

O comboio da linha ferroviária do Tua pode chegar este verão

PUB.

Seg, 11/02/2019 - 08:59


Se não houver contratempos, em Agosto deste ano o comboio voltará a apitar ao longo dos 33 quilómetros que restam da linha ferroviária do Tua, entre as estações de Brunheda, concelho de Carrazeda de Ansiães e Mirandela  

Os contratos das obras que faltam fazer na via para pôr o comboio a andar foram assinados esta sexta-feira, em Vila Flor, numa cerimónia presidida pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques: “hoje foi o dia que se assinou o contrato de empreitada. Ficaram desbloqueadas todas as matérias de autorizações de obra e da contratação de mecanismos de várias obras. E também foi assinado o contrato de empreitada, entre a concessionária e o empreiteiro. E tudo indica, aliás, o concessionário acabou de dizer que quer que no verão o sistema esteja já a funcionar. E estão no fundo, estas duas entidades a trabalhar, para que seja uma realidade, foi isso que se comprometeram mutuamente”.

O Tua Express e o barco rabelo são os dois elementos principais do Plano de Mobilidade do Vale do Tua, que já era para ter arrancado no verão de 2017, mas que por burocracias diversas e défice de segurança na linha não levantou âncora. Mário Ferreira, da empresa Mystic Tua que vai operacionalizar a mobilidade turística e quotidiana no vale do Tua, que abrange ainda os concelhos de Alijó e Murça, espera poder iniciar as viagens turísticas no próximo mês de agosto:

“As obras começaram hoje e o nosso objectivo é que em Agosto, possamos iniciar as viagens regulares. Esse é o grande objectivo. Acredito que se não aparecerem nenhum tipo de surpresas em termos de taludes e da rede que vai ser colocada e grampeada para os monopolizar, não haverá surpresas de maior. Os trabalhos de geotecnia e de levantamento das necessidades foram feitos pelos melhores engenheiros do país”, disse Mário Ferreira.

 O contrato de concessão prevê que a empresa Mystic Tua de Mário Ferreira fique também responsável pela manutenção da ferrovia, entre Brunheda e Mirandela: 

“Nós somos responsáveis pela manutenção geral daquilo que vamos herdar, não pela manutenção de pontes, taludes porque vai ser assegurada pela IP. Tudo o que esteja relacionado com obras de arte, e com situações mais complicadas tem de continuar na abrangência da IP, porque eles é que percebem dessa área. Vamos ficar também com os trabalhadores que estavam no Metro de Mirandela, que passarão para nós. E ficamos com as automotoras que passaram para nós que já estão a sofrer uma reconversão total. Por isso, isto vai ter uma nova vida”, acrescentou o empresário.

 A partir de agosto reiniciam-se as viagens de comboio no vale do Tua, entre a Brunheda, em Carrazeda de Ansiães, e Mirandela. Da Brunheda até ao cais junto ao paredão da barragem do Tua, no concelho de Alijó, as viagens vão ser feitas em barco rabelo e dali até à estação de Foz-Tua, na linha do Douro, serão feitas em autocarro.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)