Nuno Pires vence XV Maratona da Vimont

PUB.

Dom, 17/06/2018 - 21:38


Nuno Pires venceu, este domingo, a XV Maratona de BTT da Vimont, a sexta prova da Taça Regional de XCM da Associação de Ciclismo de Bragança, realizada no Vilar do Monte em Macedo de Cavaleiros.

O betetista do Monóptero Bikers terminou o percurso de 50 km em 02:29:40. Uma prova dificultada pelo calor. “Foi bastante difícil. O percurso tinha muitas subidas longas e bastante inclinação”, disse o vencedor.

Na segunda posição ficou Rui Morais do Velo Clube de Bragança, que também salientou a dureza do percurso. “Tinha uma subida muito dura até chegar às antenas. Depois tivemos uma parte em que era sempre a rolar e no final havia uma descida um pouco complicada. A altimetria era grande e o calor também complicou”.

O pódio da classificação geral da maratona ficou completo com Pedro Pires da Vinhais Extreme, na terceira posição.

Na prova de distância curta, de 30 km, o vencedor foi Miguel Ruivo do Clube de Ciclismo de Macedo seguido de Bohdan Malanka (A.A.Campo Redondo) no segundo lugar e Ruben Santarém (Vinhais Extreme) no terceiro.

No sector feminino, Cátia Vaz (Teamgiant) foi a vencedora em Elite/Sub-23 e Susana Mandim (Vimont) triunfou na categoria de Master. 

Em prova estiveram cerca de cem betetistas, um número aquém das expectativas da organização.

Octávio Aires, vice-presidente da Vimont e que também está em competição na Taça Regional de XCM, lamenta a sobreposição de provas na região que acabam por dispersar os participantes.

“Acho que não estamos no caminho certo. Há cada vez menos participantes nas provas do distrito. Não sei de quem é a culpa, se das organizações ou da Associação de Ciclismo de Bragança. A nossa maratona costuma ser no final de Setembro e quando nos propuseram esta data, 16 de Junho, era para ser uma maratona diferente, a pontuar para o nacional e sem eventos perto neste dia. Isso não aconteceu porque em Boticas há uma prova da taça de Vila Real e uma prova de triatlo em Mogadouro”.

A XV Maratona da Vimont pontuou ainda para a Taça Nacional de XCM com vitória de Agostinho Cunha.

Quanto à Taça Regional de XCM da ACB tem mais duas provas em calendário, dia 7 de Outubro em Vinhais e dia 28 do mesmo mês em Macedo de Cavaleiros.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira