Novo sistema de transportes da CIM Terras de Trás-os-Montes deverá ser adjudicado no primeiro trimestre de 2020

PUB.

Sex, 20/09/2019 - 17:48


O novo sistema de transportes da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes deverá ser adjudicado no primeiro trimestre de 2020.

A data foi avançada pelo secretário intermunicipal desta CIM, Manuel Miranda, que avançou ainda que em Novembro vai ser lançado concurso de concessão. “É sempre muito difícil dizer dada a complexidade e por ser um processo novo para os municípios. 3 de Dezembro é a data definida no regime jurídico para a contratualização do sistema de transporte. Vamos tentar lançar o concurso público durante o mês de Novembro, vai depender muito do concurso e dos concorrentes, mas a nossa expectativa é que no primeiro trimestre de 2020 consigamos adjudicar o serviço público de transporte de passageiros da CIM”, prevê.

O novo plano operacional de transportes públicos vai assegurar a deslocação a partir de todas as localidades de oito municípios da comunidade intermunicipal Terras de Trás-os-Montes. As aldeias com mais de 40 habitantes serão servidas pela rede regular e as restantes terão transporte a pedido.

Manuel Miranda admite que este sistema vai trazer mais encargos aos municípios, mas explica quais serão as fontes de financiamento previsíveis.

“O estudo de viabilidade económica e financeira que está a ser preparado é que vai traçar os cenários para que os presidentes dos municípios possam decidir pelas opções mais viáveis. Mas tem como receitas previsíveis o que os municípios já gastam com o transporte escolar, a receita com bilheteira, depois terá a possibilidade de nos submetermos a candidaturas, o próprio fundo de transportes, e o PART que ajudará à redução tarifária”, destacou, afirmando que desde Agosto na área da CIM já houve uma redução de 40% no preço dos bilhetes.

Já os operadores esperam que a CIM defina o caderno de encargos. Para Jorge Santos, da empresa Rodonorte/Santos, este processo tem a vantagem de vir “clarificar o que se pretende para o transporte” na maior parte do distrito.

Prevê-se que o plano operacional de transportes públicos das Terras de Trás-os-Montes possibilite a deslocação em todo este território de forma regular. 8 dos 9 concelhos aderiram, à excepção de Bragança que tem já um sistema de transportes implementado no concelho. O plano foi apresentado ontem em Mirandela, inserido nas acções que assinalam a Semana Europeia da Mobilidade.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro