“Norcaça, Norpesca e Norcastanha” traz a Bragança maior aquário da Europa

PUB.

Qua, 19/10/2016 - 09:18


O maior aquário móvel da Europa e a realização de chega de touros são as novidades da 15.ª da Norcaça, Norpesca e Norcastanha, que acontece em Bragança de 27 a 30 de Outubro. O aquário promete deslumbrar quem visitar o certame. Instalado no atrelado de um camião TIR, é iluminado, inclui variedades autóctones de peixes como a truta ou achigã e vai permitir a realização de demonstrações de pesca.

Serão diversas as actividades incluídas no programa para “promover os diferentes produtos e sectores” desta feira.

“Pretendemos promover a nível turístico, económico e estimular a produção e aquilo que tem a ver com os respectivos sectores, para que este continue a ser um evento de referência, como ao longo dos últimos anos”, referiu Hernâni Dias, presidente do Município Bragança, na conferência de imprensa de apresentação do programa do evento.

Este ano, a organização está a contar com 100 expositores.

Na abertura do certame estará presente o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente e será uma ocasião para o presidente da Câmara de Bragança expor o problema que existe na Zona de Caça Nacional da Lombada, no concelho. O autarca brigantina critica a falta de fiscalização a que a zona foi votada e considera que o potencial cinegético não tem sido explorado.

O autarca brigantino considera que “a zona é um espaço com um potencial enorme, que tem vindo a ser permanentemente adiado e que não tem tido a atenção necessária por parte da tutela para que seja explorado o seu potencial cinegético”.

O autarca mostra-se disponível para encontrar uma solução conjunta com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas para que o interesse dos caçadores e residentes seja assegurado.

Outra das atracções da Norcaça, Norpesca e Norcastanha promete ser a exposição e demonstração de escultura em fruta que estará em permanência na feira.

Haverá ainda demonstrações gastronómicas, nomeadamente de cozinha estudantil internacional pela mão de alunos estrangeiros do Instituo Politécnico de Bragança, montarias e provas de caça e pesca, animação, conferências, seminários e a apresentação do livro “A caça na literatura portuguesa”, de Júlio de Carvalho. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro