"Não vamos fugir às nossas responsabilidades, mas houve muitas coisas que não ajudaram”

PUB.

Qua, 18/04/2018 - 09:45


O Grupo Desportivo de Bragança prepara esta semana a recepção ao São Martinho e quer terminar o Campeonato de Portugal com uma vitória, depois de confirmada a despromoção ao distrital.

No entanto, a altura ainda é de reflexão e no plantel ninguém se conforma com a descida.
Ximena, capitão do GDB, diz que houve várias condicionantes ao logo da temporada, entre elas as lesões.
“O plantel teve uma grande transformação da temporada passada para esta. Saíram jogadores com bastante valor. Não é fácil construir um plantel em tão pouco tempo, já que ainda jogamos a fase de manutenção. E depois os jovens que chegam também têm que ter o seu período de adaptação. Quanto às lesões desde que jogo futebol nunca vi nada como o que se passou esta temporada”.
Para o guarda-redes a responsabilidade da descida é de todos e admite que faltou tranquilidade ao plantel ao longo da época.
“Sabemos que quando uma equipa está nesta posição não há a tranquilidade que pretendíamos. Não vamos fugir às nossas responsabilidades, mas houve muitas coisas que não ajudaram”.
Apesar de uma época bastante complicada (com saída de jogadores, lesões e mudança de treinador) o grupo manteve-se unido e isso também se deve, segundo Ximena, ao técnico, Tony Afonso.
“Foi uma pessoa que manteve sempre a nossa ambição de ganhar. Ele sempre manteve a equipa focada e unida”.
Ximena defende a baliza do GDB há 25 anos e esta é a época “mais difícil de sempre”.
“Tem sido desgastante. Tínhamos, face a expressão, uma bomba na mão há muito tempo, tentamos adiar a explosão mas não conseguímos”.
O capitão dos canarinhos pretendia terminar a carreira no final desta época. No entanto, Ximena diz estar disponível para continuar a ajudar o clube.
“Não queria estar a adiar o que vai ser certo. Mas, eu também já frisei que se o clube precisar de mim como atleta nunca virarei as costas ao clube do meu coração”.
A uma jornada do fim do campeonato e com a descida confirmada os brigantinos querem despedir-se dos adeptos com uma vitória, em casa, frente ao São Martinho. O jogo está marcado para domingo.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira / Foto de Joaquim Lima