PUB.

Museu do Abade de Baçal trabalhou tolerância religiosa a partir da exposição "Contas de Rezar"

PUB.

Ter, 18/06/2019 - 10:07


A partir da exposição “Contas de Rezar - Diálogos Entre Culturas e Artes”, que inaugurou em Novembro do ano passado, o Museu do Abade de Baçal, em Bragança, promoveu o debate e a tolerância religiosa com mais de 200 alunos de várias escolas do concelho.

Segundo o director do espaço, Amândio Felício, é importante que os museus tenham este papel. “As exposições temporárias têm esta vantagem de trazerem ao museu novas temáticas que podem ser trabalhadas. No serviço educativo, a partir da coleccção parte-se para um trabalho com os alunos das escolas de Bragança em que são abordadas as temáticas da tolerância religiosa da interreligiosidade”, salientou.

A exposição, antes de deixar o museu, deu então oportunidade de debater a conjugação “de valores histórico-culturais, etnográficos e de culto dos objectos e imagens religiosas”.

As “Contas de Rezar” resultam da colecção privada de Júlia Lourenço, investigadora da Universidade do Minho, que sublinha a importância da conversa, que se desenrolou no Museu Abade de Baçal. “Esta conversa é muito importante. Procuramos meditar sobre a importância de peças que têm um valor histórico, cultural e religioso. E combinar estes valores todos muitas vezes não é fácil”, destacou.

A exposição dividiu-se em três núcleos e, além do museu brigantino, esteve ainda no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros e na Concatedral de Miranda do Douro. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves