PUB.

Museu da Terra de Miranda foi o que mais viu crescer o número de visitantes na região Norte

PUB.

Sex, 29/07/2016 - 10:22


O Museu da Terra de Miranda registou um aumento de mais de 40 % do número de visitantes no primeiro semestre deste ano, comparando com o período homólogo do ano passado.Situado em Miranda do Douro, este foi o espaço museológico sob a alçada da Direcção Regional de Cultura do Norte que mais viu crescer o número de visitantes. 

A directora do Museu, Celina Pinto, frisa que a consolidação do espaço e a intervenção de que foi alvo e que o tornou mais apelativo estão na base do aumento significativo de visitantes nos últimos anos. “Penso que o aumento que tem vindo a notar-se, de forma significativa, ao longo destes últimos anos, se deva à consolidação e ao crescimento do próprio museu, enquanto instituição museológica. Esta consolidação e este crescimento deve-se, sobretudo, ao empenho e ao trabalho que tem sido feito pela Direcção Regional de Cultura do Norte. O Museu da Terra de Miranda teve uma pequena intervenção ao nível dos recursos museológicos, há cerca de dois anos, e isso contribuiu muito para este aumento de visitantes”, considera.      

A responsável acredita que a forma como os visitantes são acompanhados na visita ao museu também contribui para este aumento. “Nós tentamos fazer um acompanhamento e um atendimento diferente aos diferentes públicos. Ou seja,  olhamos para os visitantes não apenas como números ,mas tentamos que tenham um acompanhamento mais familiar e personalizado, tentamos perceber o que é que eles esperam da visita do museu… No acompanhamento particular que fazemos aos nossos visitantes temos em consideração também a satisfação. Este museu tem também características particulares como a música e a língua. Eu acho que todos estes factores justificam o aumento do numero de visitantes, que se tem verificado ano após ano”, acrescentou Celina Pinto. 

Depois de ter sido intervencionado ao nível da valorização das exposições permanentes há dois anos,  espera-se agora que o edifício possa ser requalificado ao nível das estruturas, já que apresenta bastantes carências. Mas há outros projectos candidatados a fundos comunitários e que aguardam aprovação, nomeadamente ao nível da valorização da língua e da música mirandesas. “O edifício do museu é do século XVII. O museu faz no próximo ano 35 anos e só sofreu uma intervenção, desde a sua fundação, há dois anos. Necessitamos de uma intervenção do edifício, a nível estrutural", constata a directora. 

De acordo com os dados disponibilizados pela Direcção Regional de Cultura do Norte, o Museu da Terra de Miranda recebeu 5622 visitantes no primeiro semestre deste ano.

Já o Museu do Abade de Baçal, em Bragança, teve a visita de 9505 pessoas, o que significa uma diminuição de 4,8 por cento, em relação ao mesmo período do ano passado.Escrito por Brigantia. 

 

Jornalista: 
Sara Geraldes