Municípios da Terra Quente Transmontana avançam para campanha de esterilização de cães e gatos de companhia

PUB.

Sex, 17/05/2019 - 19:43


Os cinco municípios, até ao final de novembro, disponibilizam 105 mil euros que serão distribuídos por vouchers, que os residentes podem levantar nas autarquias e descontar nas clínicas veterinárias aderentes

Ontem foi o arranque oficial desta campanha com a assinatura dos protocolos, em Vila Flor, entre a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, o Centro de Recolha Oficial de Animais de companhia intermunicipal e clínicas dos cinco concelhos da Terra Quente.

O abandono de animais de companhia e a sua proliferação na via pública tem vindo a tornar-se um dos problemas que mais preocupa os municípios.

O Cantinho do Animal - Centro de Recolha Oficial Intermunicipal da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana (AMTQT) - esgotou a sua capacidade para acolhimento de animais nas instalações, o que obrigou à suspensão temporária das entregas de animais, com os consequentes efeitos na saúde pública e no meio ambiente.

Para ajudar a minorar os efeitos deste problema, e tendo em conta a nova legislação que proíbe o abate, os municípios de Alfândega da Fé, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor, decidiram avançar com a concretização de um programa de esterilizações, para o controlo da população de cães e gatos abandonados, com um fundo de 105 mil euros.

Esta quinta-feira, foram assinados os protocolos entre os cinco municípios da Terra Quente, o Cantinho do Animal e as clínicas veterinárias da área abrangente que quiseram aderir ao programa.

Com esta comparticipação dos municípios, que varia entre os 15 e os 55 euros.

Diga-se que a esterilização de Cães e Gatos evita a reprodução e sobrepopulação, diminui a probabilidade de desenvolvimento de infeções, evita comportamentos sexuais indesejados, contribui para reduzir a agressividade e os animais vivem mais tempo e são mais saudáveis.

Entretanto, o presidente do conselho diretivo da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, revela que está para breve o início dos trabalhos para o alargamento das instalações do Cantinho do Animal - Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia Intermunicipal da AMTQT- num investimento a rondar os 150 mil euros. Fernando Barros adianta que a obra deve estar concluída até ao final do ano.

Escrito por Terra Quente