Moradores de Vale das Fontes contra a instalação da fábrica do bagaço e do azeite

PUB.

Ter, 19/07/2016 - 09:04


A população de Vale das Fontes, em Vinhais, está contra a instalação da fábrica do bagaço e do azeite, um investimento que deverá rondar os dois milhões de euros e criar 12 postos de trabalho. 

Segundo o presidente da junta de freguesia, Carlos Caseiro, que não quis prestar declarações gravadas, a população teme os efeitos da poluição causada por este tipo de indústria assim como as consequências negativas para o turismo de natureza, um dos pontos fortes daquela região situada junto ao rio Tuela.
Posição contrária tem a autarquia de Vinhais. Para Américo Pereira, presidente do município, a captação de investimento e a criação de novos postos de trabalho devem ser uma prioridade.
“Vejo com bons olhos a criação e a captação de investimento na região desde que sejam respeitadas todas as regras ambientais”.
Entretanto, houve uma sessão de esclarecimento à população na sede da junta de freguesia e a realização de um abaixo-assinado, que conta já com 211 assinaturas, contra a instalação desta unidade industrial.
Para quinta-feira está prevista nova sessão de esclarecimento, desta feita, com a presença de representantes da associação ambientalista Quercus.

Jornalista: 
Hélder Pereira