Mogadouro recebe "Trindade a Sete" volvidos 110 anos da morte de Trindade Coelho

PUB.

Sex, 17/08/2018 - 11:04


A partir de hoje e até domingo sobe ao palco, em Mogadouro, "Trindade a Sete". 

Esta é uma homenagem ao escritor Trindade Coelho e pretende assinalar os 110 anos da morte do autor de «Os meus Amores», com temas muito actuais garante Rui Silva, o encenador. "Esta é a parte, que me parece a mim, mais importante do espectáculo: perceber que o Trindade Coelho, que morreu há 110 anos, continua completamente contemporâneo. As palavras dele continuam a bater certo como em qualquer texto teatral que chamamos de clássico. São clássicos porque se mantêm actuais, conforme os anos vão passando, continua a mensagem a ter a ter a mesma actualidade que tinha. Na minha opinião, a parte mais importante é: como é que é possível passado 120, 130, 140 anos, a coisa estar exactamente igual? Desde a parte social, as oportunidades e a parte económica, continua tudo tudo igual", disse o encenador.

O texto da peça é inédito e foi realizado a partir da biografia de Trindade de Coelho que era um homem lutador pelos direitos humanos. "É um homem do povo. Tinha uma grande alma e percebia que toda a gente tinha que ter os mesmos direitos", referiu Rui Silva.

Aproveitando para fazer uma crítica ao facto de no nordeste transmontano não há haver uma companhia de teatro profissional, Rui Silva diz ser dos que acredita que "o nordeste precisava de uma companhia de teatro que levasse o teatro a todas estas terras e tinha trabalho de sobra".

Em cena vão estar 5 actores profissionais com 25 crianças, alunos do projecto de teatro do município com idades compreendidas entre os 7 até 25 anos. Um espectáculo para toda a família que sobe à cena às 10 da noite nos claustros do Convento de S. Francisco.

 

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas