PUB.

Ministra da Justiça visitou prisão de Bragança e quer "humanizar" condições dadas aos reclusos

PUB.

Qua, 18/05/2022 - 16:00


O estabelecimento prisional de Bragança foi ponto de paragem no Roteiro da Justiça que começou esta terça-feira

A ministra da Justiça realçou, mais do que uma vez, que a prioridade é humanizar estes serviços e dar mais dignidade a quem está preso. Hoje, depois da visita às obras feitas na cadeia de Bragança, Catarina Sarmento e Castro, falou em melhorar as condições dadas aos reclusos, não só em termos infra-estruturais, mas também na relação com a família, através de um projecto-piloto que vai ser posto em prática.

“Durante imenso tempo o que acontecia era que havia um telefone fixo, em cada um dos estabelecimentos prisionais. Imaginem no Natal ter que escolher uma pessoa a quem fazem uma chamada e esta é uma questão que é preciso mudar. Estamos a desenvolver um projecto-piloto que coloca telefones fixos nas celas para que as pessoas possam contactar com a sua família mais do que uma vez por dia e com privacidade”, explicou a governante.

O Roteiro da Justiça tem ainda como objectivo ouvir as necessidades dos que trabalham nestes estabelecimentos. Em Bragança, o envelhecimento foi o problema apontado. A ministra diz que a solução passa pela contratação de mais pessoas, mas sempre fazendo uma boa gestão dos fundos monetários.

“O envelhecimento das pessoas que aqui trabalham, que é transversal a todo o país. Há muitas carreiras que estão cada vez mais envelhecidas e, portanto nós precisamos de fazer entrar sangue novo, gente nova. Aquilo que temos que fazer é saber gerir bem o dinheiro. Significa que não vai chegar para fazer tudo, mas significa definir prioridades”, referiu.

No que toca ao edifício da cadeia de Bragança, embora recentemente tenham sido feitas obras, há ainda coisas a melhorar, como os acessos para pessoas com deficiência.

A ministra da Justiça, esta quarta-feira, em visita ao estabelecimento prisional de Bragança, mas também ao centro de reinserção e ao tribunal. Também a nova directora da prisão, Paula Sobral tomou posse, substituindo Mário Torrão.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais