Ministra da Justiça visita obras do estabelecimento prisional de Bragança

PUB.

Qui, 18/07/2019 - 10:37


Em visita ao estabelecimento prisional de Bragança, ontem, a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, abordou a importância do trabalho dos reclusos nas obras da prisão.

Uma forma de se sentirem úteis e ainda terem formação. Uma estratégia que está a ser adoptada em mais prisões do país.

“É prioridade absoluta que os reclusos estejam ocupados ao longo do dia e que tenham um quotidiano preenchido com actividades positivas. Temos programas formativos para os reclusos, com dimensão teórica e dimensão prática. Temos as especialidades todas que permitem fazer este tipo de trabalho, a carpintaria, serralharia, construção civil, electricidade”, referiu Francisca Van Dunem.

A ministra refere, ainda, que as obras ao serem feitas pelos reclusos terminarão mais rapidamente.

“Seguramente não seria possível, ao estado, fazer com tanta rapidez. Com estas soluções, que preenchem as duas dimensões, por um lado a dimensão formativa e as necessidades do nosso edificado, nós conseguimos mais rapidamente obter os resultados que pretendemos ao nível do edificado prisional”, afirmou.

O estabelecimento prisional tem 78 reclusos, sendo que 92% são ocupados com actividades laborais e formativas. Muitos reclusos realizam também trabalhos fora da prisão, sendo que no fim da sua pena já têm emprego.

“Em muitos estabelecimentos temos protocolos com empresas. Há vários reclusos que depois das intervenções e do trabalho que fazem na prisão, vão para o exterior e têm trabalho assegurado”, explicou a Ministra da Justiça.

No mesmo dia, a Ministra da Justiça visitou também Mirandela para inaugurar as instalações das Equipas de Reinserção Social.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais