Ministério do Ambiente investe 16 milhões em municípios afectados pelos fogos

PUB.

Seg, 23/04/2018 - 08:54


Dezoito municípios do Norte do país vão receber dois milhões de euros para investir em projectos urgentes de regularização fluvial, tais como a limpeza de ribeiras e garantir as condições de escoamento, bem como a intervenção nas margens para diminuir o risco de erosão.

Os protocolos foram assinados sábado, em Alijó, na presença do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.
Para além do concelho anfitrião, nesta região estão abrangidos os de Chaves, Figueira de Castelo Rodrigo, Macedo de Cavaleiros, Murça, Ribeira de Pena, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa. Todos os eles foram assolados, com maior ou menor grau de destruição, pelos fogos florestais de 2017.
Segundo o ministro do ambiente, uma rede hidrográfica limpa é mais resistente ao fogo:

“A rede hidrográfica é fundamental na estruturação do território e a própria galeria ripícola, é por isso mais capilar e fundamental para estruturar o território e dar-lhe resiliência. Uma rede hidrográfica limpa e que tem nas suas margens a vegetação que é suposto ter é mais resistente ao fogo. Este trabalho é fundamental, por um lado para recuperar áreas que foram afectadas e algumas infra-estruturas também prejudicadas, tais como praias fluviais, pequenas pontes e pequenos açudes que têm de ser recuperados” explicou o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

O ministro do Ambiente salientou ainda que nestas intervenções não vai ser usado betão:

“Trata-se claramente de prevenir e de criar um território mais resistente e melhorar introduzindo aqui técnicas de engenharia natural que já têm alguma robustez científica em Portugal, mas que não são tão comuns como isso. Os exemplos que mostramos, vamos fazer estas obras sem betão e com isso respeitar as secções de vasão das ribeiras e com isso garantir que os taludes das ribeiras quando existem são muito mais resistentes à erosão”, adiantou o ministro do Ambiente.

Os 18 municípios que, no sábado, assinaram protocolos estão englobados num conjunto de 57 concelhos do território português afectados pelos incêndios, nos quais vão ser intervencionados 1.360 quilómetros de rede hidrográfica, com um investimento de 16,2 milhões de euros.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)