Metade dos jovens portugueses com 20 anos estão a frequentar o ensino superior

PUB.

Ter, 07/12/2021 - 10:05


O número foi atingido este ano lectivo e avançado por Sobrinho Teixeira

Em entrevista à Rádio Brigantia e ao Jornal Nordeste, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, natural de Mirandela, fez o balanço desta legislatura, que termina dois anos mais cedo do que o normal, e disse estar satisfeito, sobretudo com estes dados. “Atingimos, este ano, uma meta mítica. 50% dos nossos jovens com 20 anos estão no ensino superior. Ou seja, cinco em cada dez estão a frequentar o ensino superior. Há um projecto que há-de ser continuado para conseguir, antes do final da década, que o número suba e que se atinjam os 60%. A nossa força de trabalho mais capaz, que são os adultos jovens, entre os 30 e os 34 anos, conseguimos, este ano, chegar aos 35,5% com formação superior. Refira-se que a missão da União Europeia era de 40%. Conseguimos superar largamente esse objectivo”, assinalou.

O aumento do número de alunos que entrou, pela primeira vez, no ensino superior, é também um dos maiores motivos de orgulho para o secretário de Estado. “Vamos terminar este ano lectivo com 140 mil alunos a entrar pela primeira vez no ensino superior, quando há uns anos atrás eram 87 mil. De outro ponto, a parte importante é que este crescimento deu-se muito na realidade do Interior, na nossa região. O crescimento do número de colocados, nestes anos, foi de mais 36% nas regiões de menor densidade demográfica, enquanto que foi apenas de 6% nas regiões do Porto e de Lisboa. Para que os estudantes continuem e vão estudar para o interior, gostava também de realçar que foi possível conseguir um aumento de mil bolsas para mais de 5300 no presente ano lectivo”.

Sobrinho Teixeira, que foi presidente do Instituto Politécnico de Bragança até Julho de 2018, assumiu ainda que há mais de 300 milhões de euros para investir em alojamento estudantil. Perante a pressão que há, neste momento, em cidades como Bragança, disse que a portaria para desbloquear os fundos não tarda em estar fechada. “A questão do alojamento estudantil é determinante, tanto na nossa cidade, em Bragança, como em várias outras da região. Para dar resposta àquilo que é uma procura cada vez maior dos estudantes nacionais e internacionais, temos, neste momento, 365 milhões de euros que irão ser disponibilizados às instituições de ensino superior, autarquias e IPSS para transformar edifícios em residências de estudantes e reabilitar as existentes. São mais de cinco mil camas que queremos que sejam disponibilizadas ate 2026”.

O governante não quis comentar o que poderá ser o futuro, se continuará no cargo ou não. Assinalou apenas que tanto esta experiência como a de presidente do politécnico o marcaram, contudo, uma delas de forma mais directa. Vincou ainda que trabalhará sempre em prol do ensino superior. “No cargo em que estou trabalho para o país todo e no lugar de presidente do IPB trabalhei muito só para a região, o que me fez sentir ainda mais ligado a ela. Naquele cargo houve um reconhecimento e conforto muito directo. Já ao nível central as coisas demoram mais tempo a acontecer. Sendo português, com todo o coração, eu sou um homem do Interior, do Nordeste, com a maior das ligações à terra, com vontade de fazer missões. Fui feliz em todo o lado e procurei dar o meu melhor. A minha vida tem sido de entrega ao ensino superior, à região e ao país e é isso que continuarei a fazer, seja no lugar de secretario de Estado, seja no lugar mais humilde que se possa imaginar. Se for um lugar humilde, onde se pode fazer muita coisa, será certamente um lugar feliz, onde eu posso continuar a trabalhar”.

Sobrinho Teixeira foi nomeado secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do XXI Governo Constitucional, em 2018, no âmbito de uma renovação governamental. Em 2019, o convite foi renovado, integrando o Governo actual, o XXII.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves