Membros do PS tomam posições divergentes quanto à gestão da ULS Nordeste

PUB.

Sex, 28/04/2017 - 10:33


O presidente da Federação distrital do PS, Carlos Guerra, distancia-se da posição de um elemento da concelhia socialista de Mirandela de crítica ao modelo de gestão da administração da Unidade Local de saúde do Nordeste.

José Alexandre Pacheco, da concelhia do PS de Mirandela, questionou a medida de incluir na administração da ULS Nordeste um membro indicado pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, “acho que isto não é nada de bom e alguém devia repensar isto, porque não vai trazer um acréscimo de autoridade e profissionalismo à administração”, argumentou.
O Socialista mirandelense manifestou ainda insatisfação relativamente à gestão da ULS por entender que é demasiado centralizada na capital de distrito, em detrimento dos hospitais de Mirandela e Macedo de Cavaleiros. “Tenho sérias dúvidas quanto ao modelo de administração, não consigo perceber como é que um hospital como Mirandela ou Macedo, não tem um administrador delegado que esteja ali presente e que responda perante os problemas que possam ali surgir, não me parece que isso seja viável. Nem em Bragança os administradores estão no hospital, estão num edifício à parte, e não me parece que isso tenha sentido, eu sempre fui apologista de uma gestão de proximidade, onde estejam próximos dos utentes e dos profissionais e portanto não concordo com este modelo”, explicou. 
Carlos Guerra não corrobora as declarações de Alexandre Pacheco e sublinha que essa não é a opinião dos responsáveis distritais do Partido Socialista. “O Dr. José Alexandre Pacheco não fala em nome do Partido Socialista, ele transmite a sua opinião pessoal. O Partido Socialista sendo plural e democrático admite que as pessoas que lhe estão afectas tenham posições diferentes daquela que é a posição oficial mas são opiniões pessoais”, sublinhou. 
O presidente da distrital do PS apoia a medida da nomeação de um elemento indicado pela CIM para a ULS Nordeste por entender que isso é uma mais-valia para as populações. “ Temos de ir avançando gradualmente no sentido da participação das entidades autárquicas naquilo que é a gestão dos benefícios mais próximos das populações, portanto parece-me que faz todo o sentido que decorra a participação de um representante da comunidade intermunicipal na administração da ULSN, os autarcas são os representantes da população e portanto nada melhor do que os utentes também terem o seu representante na administração”, realçou.
Sobre a gestão da administração da ULS, Carlos Guerra é de opinião que está bem distribuída a gestão da Unidade Local de Saúde do Nordeste. “No que diz respeito à centralidade também não concordo de todo com a opinião do Dr. José Alexandre  Pacheco, muitas vezes há uma certa dificuldade em entender que a ULS agregou três unidades hospitalares, houve uma alteração na administração e esta administração merce toda a nossa confiança, vão fazer o melhor que podem e sabem com os recursos existentes e no estado que encontrou a ULS e entendo que não há qualquer tipo de centralismo quando por exemplo temos na administração pessoas residentes em cada uma das cidades”, reiterou. 
Declarações do presidente da federação distrital do PS, que apoia o modelo de gestão da ULS Nordeste e que sublinha a posição do PS de apoio à nomeação de um representante da CIM para a administração da Unidade de Saúde, em contrário às declarações de Alexandre Pacheco sobre o assunto. Escrito por Brigantia/ Foto: Jornal Nordeste