PUB.

Médicos do hospital de Bragança denunciam falta de condições para lidar com Covid-19, ULS Nordeste refuta

PUB.

Ter, 31/03/2020 - 10:23


Um grupo de médicos queixou-se que o hospital de Bragança não tem meios para tratar doentes com Covid-19, uma vez que “está a receber doentes infectados que facilmente se cruzam com outros que aguardam confirmação”. 

A notícia foi avançada, este fim-de-semana, pela TSF. Os profissionais de saúde apontam que há falta de “meios de tratamento”, “de condições físicas adequadas” e “sem a mínima segurança para profissionais de saúde” na área de internamento para doentes com o novo coronavírus.

Em resposta, Eugénia Madureira, directora clínica da ULS Nordeste, diz que as informações não correspondem à verdade.

“As informações que saíram não correspondem à verdade, os sistemas não se cruzam. Os doentes entram por um circuito, os suspeitos têm ficado nos quartos de isolamento, há uma zona verde para descanso e há ainda outra ala de enfermarias, para doentes já confirmados”, explicou, acrescentando que há 5 quartos para os suspeitos de Covid-19 aguardarem o resultado dos testes.

A directora clínica da ULS salientou ainda que n caso dos primeiros profissionais de saúde que foram infectados com o novo coronavírus se tratou de transmissão comunitária.

Nos últimos dias têm testado positivo doentes que realizam hemodiálise no hospital de Bragança. Eugénia Madureira esclarece que o circuito de tratamento destes doentes é separado dos doentes com Covid-19 e avançou ainda que estão “a pensar transformar a unidade de hemodiálise de Bragança só para doentes hemodialisados Covid, com o apoio de outras unidades de hemodiálise privadas para aqueles que não estão infectados”.

O presidente da Protecção Civil Municipal de Bragança, tinha manifestado a intenção de visitar a unidade de internamento para doentes com o novo coronavírus, no entanto foi-lhe recomendado que não o fizesse “por razões de segurança”. O autarca de Bragança Hernâni Dias esteve no entanto no recinto da unidade hospitalar e reconheceu ainda que a infraestrutura precisa de melhoramentos. “Esta é uma unidade já com meio século de existência, não tem vindo a sofrer alterações de melhoramentos, e este edifício onde esta instalada a unidade Covid-19 tem algumas debilidades sob o ponto de vista estrutural. Isto só revela que sempre tivemos razão na necessidade de fazer intervenção profunda no hospital de Bragança dotando-o de condições”, referiu.

Um grupo de médico enviou, à direcção do hospital, uma participação onde se queixa da falta de condições no hospital de Bragança para tratar doentes com Covid-19. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais