Matadouros de Bragança e Cachão sem abates desde ontem devido a greve dos veterinários

PUB.

Qua, 12/06/2019 - 17:35


Os matadouros de Bragança e do Cachão, no concelho de Mirandela, estão a ser afectados pela greve dos médicos veterinários.

Desde ontem não se realiza qualquer abate nestas duas infraestruturas.

O presidente do Sindicato Nacional dos Médicos Veterinário, Eduardo Correia, explica que o motivo do protesto é a transferência para as câmaras da responsabilidade pela inspeção e segurança alimentar. “A publicação do decreto-lei 20/2019 que pulveriza a nossa a profissão e transfere competências para as câmaras municipais que nunca tinham sido transferidas de um organismo central”, explicou.

Por outro lado, não se verificou qualquer constrangimento nos matadouros de Miranda do Douro e Vinhais. No primeiro caso, não houve greve do veterinário da Direção Geral da Alimentação e Veterinária a que foi atribuído o serviço, e em Vinhais o veterinário municipal terá assegurado o serviço desde ontem.

A possibilidade de ingerência dos municípios na actividade dos matadouros é um dos perigos que os médicos veterinários apontam. “As câmaras municipais em muitos locais são as proprietárias dos matadouros e com esta transferência elas mesmo vão assegurar a inspecção sanitária nos seus matadouros?”, pergunta o dirigente sindical.

A greve dos médicos veterinários dura desde ontem e termina hoje. No distrito afectou o funcionamento dos matadouros do Cachão e de Bragança. Neste último, só haverá abates durante um dia em toda a semana, nesta quinta-feira. Escrito por Brigantia.

 

Foto: CM Bragança

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro