PUB.

Manuel da Costa Andrade foi eleito presidente do Tribunal Constitucional

PUB.

Seg, 25/07/2016 - 09:06


Manuel da Costa Andrade foi eleito presidente do Tribunal Constitucional, na passada sexta-feira. O jurista, natural de Carção, no concelho de Vimioso, foi o  escolhido entre 13 nomes de juízes que estavam em cima da mesa.

O nome de Costa Andrade reuniu o consenso das bancadas parlamentares do PS  e do PSD, e a votação da passada sexta-feira confirmou a já dada como certa designação para presidir a este órgão de soberania.

Uma situação que tinha sido já antecipada pelo Jornal Nordeste. Numa  entrevista, publicada na última edição do jornal, Costa Andrade, referia já que, a confirmar-se, esta nomeação seria uma “enorme responsabilidade”, que pretende encarar, no entanto, “com tranquilidade”.    “A primeira reacção é de uma profunda responsabilidade. O TC é um órgão marcante, é quase a pedra que fecha a abóboda da nossa organização jurídico-constitucional, por ele passa a constitucionalidade das leis mais importantes. Portanto, um forte sentimento de responsabilidade mas, ao mesmo tempo, um certo sentimento de tranquilidade de alguém que não vai satisfazer interesses ou vaidades, mas tão-somente com a missão de serviço, na certeza de que se preparou ao longo da vida para assumir a tarefa”, referiu. 

Manuel da Costa Andrade foi um dos cinco juízes do Tribunal Constitucional que tomaram posse, na passada sexta-feira numa cerimónia que decorreu no Palácio de Belém. Pode ler a entrevista ao professor universitário de direito e antigo deputado constituinte do PSD, na última edição do Jornal Nordeste, ainda disponível nas bancas.Escrito por Brigantia. 

Jornalista: 
Sara Geraldes