PUB.

Maior programa de financiamento de reabilitação urbana apresentado em Mirandela

PUB.

Sex, 10/08/2018 - 10:57


O maior programa financeiro de reabilitação urbana criado no País foi apresentado ontem numa sessão de esclarecimento, em Mirandela e tem o nome de IFFRU 2020.

O IFFRU 2020 é um instrumento financeiro que tem como objectivo conceder empréstimos para reabilitar casas particulares e públicas. O valor do programa é de 1400 milhões de euros para conceder empréstimos e reúne diversas fontes de financiamento, quer de fundos europeus, do Portugal 2020, conjugado com fundos dos bancos parceiros.

Um instrumento importante para a cidade de Mirandela e para os cidadãos porque a zona histórica da cidade está bastante degradada, destaca a presidente do Município, Júlia Rodrigues. “Julgo que é um instrumento importante, até porque temos em Mirandela uma zona antiga bastante degradada. O município está preocupado com esta situação, até porque alguns edifícios que estão de tal forma em ruína que põem em risco a segurança. Temos vindo a notificar os proprietários para fazerem obras de reabilitação dos edifícios, mas de facto os apoios são fundamentais para que as pessoas consigam reabilitar edifícios”, referiu.

Brevemente, o município de Mirandela vai apresentar uma candidatura a este programa. Na zona histórica a câmara municipal já sinalizou os edifícios em piores condições e em risco de queda. Também tem realizado um trabalho de sensibilização com os proprietários.

“Temos identificados edifícios em pior condições, que estão em risco de queda, que são a nossa grande preocupação. No papel de responsável da protecção civil municipal, temos vindo a assinalar esses edifícios. Todos os proprietários de edifícios degradados podem aceder a este instrumento financeiro”, destacou.

O programa abriu em Outubro e conta já com cerca de 600 projectos como conta, Dina Ferreira, vogal da Comissão Directiva, um sinal muito positivo. “Para nós é um sinal muito positivo, porque são 600 pareceres à volta de 100 municípios. Também já temos 100 candidaturas formalizadas, que já deram lugar a 25 contratos de financiamento que já estão a decorrer na ordem dos 123 milhões de euros de investimento, o que é muito significativo”, destacou.

Os empréstimos do IFFRU 2020 poderão ter a duração de 20 anos, com taxas de juro baixas a que se juntam benefícios fiscais no IMI, IMT e IVA. Destina-se à reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos e também são elegíveis despesas relacionadas com a eficiência energética do edifício, em casas situadas na Área de Reabilitação Urbana (ARU) e no Plano de Acção de Regeneração Urbana (PARU). 

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas