Macedo de Cavaleiros recebeu sons e culturas de vários países

PUB.

Seg, 29/08/2016 - 17:50


Foram dois dias de sons, ritmos e culturas de diferentes países. Macedo de Cavaleiros recebeu na sexta-feira e no sábado a 16ª edição do Festival Internacional de Música Tradicional.

As sonoridades vindas de Espanha, Israel ou Sudão misturaram-se com o tango argentino, as gaitas de fole de Miranda do Douro e o chocalhar da passagem dos caretos de Podence.
A jogar em casa, os Zingarelhos, formados pelos irmãos Igor, Jéssica e Leonel, trouxeram as sonoridades tradicionais com a ajuda de um bombo, uma caixa e uma gaita-de-foles.
Há sete anos abraçaram este projecto e ajudam a manter viva a música mais tradicional.
Os Zingarelhos percorrem o país de norte a sul e querem continuar a mostrar a música tradicional. Ainda bem que existem estes tipos de festivais para manter vivas as tradições”, destacou Leonel.
Pelo palco do festival passou também o projecto “Três Culturas Três”. Este junta os sons do Sudão, Israel e Espanha.
O tango argentino fez-se representar com La Porteña Tango Trio. O festival contou ainda os portugueses Pedro Mestre ou Malech Machaya, que foram os cabeças de cartaz.
Pelas ruas os sons de África Viva e Paco Diez misturaram-se com os vários grupos do concelho e com o chocalhar dos Caretos de Podence.
Um festival que segundo Duarte Moreno, autarca de Macedo, é já “uma referência”.
O Festival Internacional de Música Tradicional de Macedo de Cavaleiros regressa no próximo ano com um cartaz renovado.

Jornalista: 
Susana Madureira