PUB.

Macedo de Cavaleiros pretende maior oferta formativa no ensino superior

PUB.

Qua, 17/01/2018 - 10:07


A Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visitou ontem Macedo de Cavaleiros para reunir com o autarca e os vereadores desta localidade. Em discussão esteve a questão o regresso do ensino superior à cidade. 

A proposta em cima da mesa é a criação de cursos TeSP - Curso Técnico Superior Profissional como refere Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros. "Nesta fase imediata, e para podermos agilizar e termos proveito imediato pretendemos criar  aqueles cursos TeSP que são mais fáceis de aprovar, daqui a 6 meses, e são neles que temos que apostar".

O município quer apostar em áreas importantes para o território, como o "turismo, saúde, gerontologia, zootecnia, medicina veterinária, portanto, são cursos alvos que têm capacidade de potenciar as nossas capacidades endógenas", destacou o Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

O autarca espera que daqui a 6 meses, em parceira com a  Universidade de Trás os Montes e Alto do Douro e o Instituto Politécnico de Bragança, estes cursos já se encontrem em funcionamento, e que a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo seja uma promotora na criação destas formações.

A Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo afirmou que a sua vinda a Trás-os-Montes, não se prende com a reabertura do Piaget, referindo que esta questão "não é algo que depende do governo, mas sim do comportamento demográfico do país, e portanto, não podemos inventar pessoas onde elas não existem". Adiantou que esta possibilidade que está em cima da mesa referente à criação dos cursos TeSP é uma possibilidade, desde que os cursos sejam interessantes e adequados às perspetivas de Macedo de Cavaleiros.

O Piaget abriu portas em Macedo de Cavaleiros em 1990 e encerrou em 2015 devido à falta de alunos.
Escrito por Brigantia.