João Paulo Preto na Maratona de Chicago: “Fica a sensação de ter vivido algo realmente grandioso”

PUB.

Qui, 13/11/2025 - 12:13


O atleta do Ginásio Clube de Bragança participou na Maratona de Chicago em outubro. A prova contou com a participação de 53 mil pessoas.

João Paulo Preto, de 46 anos, é atleta do Ginásio Clube de Bragança e cumpriu um sonho ao participar, em outubro, na Maratona de Chicago. Completou os 42 quilómetros da competição em 2 horas, 52 minutos e seis segundos, alcançando uma marca que garante que não irá esquecer.

Cruzar a meta foi um momento emocionante e que não irá esquecer. “Quando cheguei à meta o que senti não foi alívio nem cansaço, foi um sentimento de gratidão. Foi o sentimento de poder fazer aquilo que eu amo fazer, que é fazer desporto. Foi um sentimento de gratidão por cada treino ao sol, por cada treino que fiz muitas vezes a partir das dez da noite, um sentimento por cada obstáculo superado, por cada aprendizagem que tive naqueles momentos de solidão, porque se corre muitas vezes, muitas horas sozinhos”, conta.

Foi a 12 de outubro que o atleta participou naquele que é um dos percursos mais rápidos e competitivos do mundo, onde participaram, este ano, 53 mil pessoas, o que exigiu uma preparação física, mas sobretudo mental. “Normalmente faço preparação de uma maratona aproximadamente 16 semanas, que é o período que eu estipulo para, no fundo, sentir-me preparado para executar uma maratona com mais facilidade. Esse caminho nem sempre é linear. Nós, nessa preparação, como colocamos muita carga de quilómetros por semana, eu tenho semanas que faço 110 a 120 quilómetros, isto acumulado semana após semana constitui uma carga muito grande no nosso sistema. Por vezes temos algumas lesões e ainda curá-las para atingirmos os nossos objetivos, que é estar presente nas provas.”

Questionado se ficou orgulhoso com o tempo conquistado em Chicago, o atleta responde que "mais que o tempo, fica a sensação de ter vivido algo realmente grandioso". 

O atleta deixa ainda um conselho para aqueles que têm o sonho de participar numa maratona desta dimensão. “Isso é um assunto extremamente sério. O running neste momento está na moda. Vemos provas que abrem e são, por exemplo, limitadas a 35 mil pessoas e passado seis horas estão todas esgotadas. Há um fenómeno a nível mundial do running e muitas vezes as pessoas vão correr sem se prepararem e eu tenho um respeito muito grande pela maratona. Ela é que manda, não sou eu.

Por vezes, durante o percurso dos 42 quilómetros vemos coisas que não gostamos muito de ver. Vemos pessoas com dificuldades, por isso é que alerto para uma boa abordagem ao plano de treinos”, aconselha João Paulo Preto

Para o próximo ano, são as de Berlim e Nova Iorque que já estão na lista, já que João Paulo Preto tem como sonho concluir as Maratonas Majors que são um circuito das seis maratonas mais prestigiadas do mundo.

A entrevista ao atleta pode ser lida na íntegra na edição desta semana do Jornal Nordeste.

Escrito por Rádio Brigantia

Jornalista: 
Rita Teixeira