PUB.

Já se inaugurou o pólo Norte da incubadora de empresas BLC3 Macedo de Cavaleiros

PUB.

Ter, 25/06/2019 - 09:51


A BLC3 tem sede em Oliveira do Hospital

Este campus de tecnologia e inovação tem como missão ajudar o desenvolver projectos empreendedores direcionados para as necessidades das regiões, o que querem que aconteça também no norte do país, e a escolha de Macedo de Cavaleiros não foi ao acaso, como explica João Nunes, presidente da BLC3. “O objectivo foi expandir e replicar o modelo de desenvolvimento em regiões interiores, baseado no conhecimento e nos jovens. O que falta nestas regiões é crescer em escala e para isso é preciso criar simbioses entre regiões do interior que têm como objectivo valorizar os seus recursos. Os apoios a estes projetos podem ser de duração variável, sendo o objetivo continuar a dar esse apoio se necessário. Macedo de Cavaleiros tem uma boa centralidade a nível das infraestruturas rodoviárias e tem também a dimensão certa”.

Presente na cerimónia de inauguração esteve o Secretário de Estado da Valorização do Interior. João Paulo Catarino, que vê neste pólo um impulso para valorizar a região, destaca o papel da parceria com o Instituto Politécnico de Bragança. “O IPB tem sido um exemplo nacional de como podemos criar uma academia de investigação no interior, valorizando os recursos endógenos da região”.

Por lá passou ainda Sobrinho Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que reforçou a importância do trabalho destes pólos de investigação com as instituições de ensino superior, aproveitando para avançar que o Governo está a trabalhar num consórcio com os politécnicos do interior com vista a valorizar esses territórios. “No interior já não somos muitos, e se não colaborarmos uns com os outros, apenas se piora o desenvolvimento destas regiões. Aqui trabalha-se no sentido de que este pólo da região norte possa trabalhar com outras instituições. Ainda de forma embrionária, estamos também a trabalhar com as instituições de ensino superior politécnicas na criação de um consórcio da área da montanha, que ira aglutinar mais instituições e centros de investigação para gerar conhecimento concentrado e dinâmico”.

Este pólo está sediado no edifício Side Up, situado no campus do antigo instituto Jean Piaget. Um trabalho em rede que Benjamim Rodrigues, autarca de Macedo, vê como uma oportunidade a vários níveis. “Criando aqui  este trabalho em rede, estamos a potenciar futuros quadros e atractividade para fixar recursos humanos capacitados. No fundo, estamos a criar competências e, ao mesmo tempo, alguma competitividade para que possamos dar sustentabilidade a todo o território”.

O pólo agora criado tem capacidade para 12 projetos e alguns já estão a ser desenvolvidos.

Escrito por Onda Livre