PUB.

"Já não vale a pena fazer renascer o cargo de governador civil”

PUB.

Ter, 26/07/2016 - 11:08


O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, entende que “já não vale a pena fazer renascer o cargo de governador civil”.

Confrontado pela Brigantia com essa pretensão dos socialistas, manifestada na última convenção distrital, Jorge Gomes, que foi o último governador civil de Bragança, referiu que não faz sentido reactivar o cargo.
“Entendo que faz falta na ligação do poder central ao local, mas temos que procurar outras formas. Temos trabalhado com as Comunidades Intermunicipais, com os autarcas que são sempre um elo de ligação forte entre o poder central e local. A figura do governador civil já não existe e não vale a pena pensar que vai voltar a haver”.
O cargo até está previsto na Constituição mas o Secretário de Estado entende que “não é útil para ninguém” voltar a ter governos civis.
Jorge Gomes a considerar inútil a reactivação dos governos civis, ao contrário da sugestão dos socialistas do distrito na Proposta de Acção Política do partido Socialista, que resulta da Convenção Distrital.

Jornalista: 
Sara Geraldes