PUB.

IPSS do distrito unem-se para construir presépio que está em exposição no Bragança shopping

PUB.

Sex, 27/11/2020 - 10:04


O Bragança Shopping desafiou várias IPSS do distrito para a realização em conjunto de um presépio de Natal. 13 instituições de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Alfândega da Fé aceitaram o desafio e colocaram mãos à obra ao longo de duas semanas. 

A ideia surgiu com o objectivo de transmitir um espírito de Natal diferente, tendo em conta a pandemia que se vive, diz Mariema Gonçalves, directora do Bragança Shopping.

“A ideia inicial que o Bragança Shopping tinha, que era transmitir calor, emoção e sentimento num presépio, acho que foi conseguido. Foi feito por pessoas especiais e de salientar, neste contexto actual, em que algumas destas instituições atravessaram e continuam a atravessar momentos muito delicados, estarem aqui no shopping presentes em cada uma dessas peças enche-nos o coração de alegria e emoção”, sublinhou.

O presépio foi feito entre utentes e colaboradores das instituições, com utilização de materiais reciclados. Paula Pimentel, presidente da União de IPSS do distrito, conta que o maior obstáculo foi realizar o projecto peça a peça à distância. “Não podémos estar fisicamente e essa foi uma das grandes dificuldades que algumas instituições identificaram para não poderem participar no projecto, nesta altura. Mas arranjámos uma estratégia que foi reunir on-line, criámos o cenário, distribuímos por instituições e através da boa vontade, do trabalho e da motivação de utentes e trabalhadores o resultado foi o que se vê no centro comercial”, afirmou.

Duas semanas de trabalho e dedicação que ajudaram a esquecer, ou pelo menos a pôr de lado, a pandemia que está a afectar o mundo inteiro.

O presépio realizado pelas 13 instituições que fazem parte da União de IPSS do distrito está em exposição no Bragança Shopping desde o passado dia 10. Ao fim-de-semana, com as restrições do recolher obrigatório a partir das 13h, o shopping abre mais cedo, às 8 da manhã. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais