IPB entregou 130L de gel desinfectante à ULS Nordeste

PUB.

Seg, 30/03/2020 - 08:19


O Instituto Politécnico de Bragança entregou à Unidade Local de Saúde do Nordeste 130 litros de gel desinfectante.

A ULS pediu a ajuda do politécnico para a realização do produto, porque não consegue obtê-lo no mercado. O gel desinfectante foi feito de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde.

“Também confirmámos que as regulamentações correspondiam às mesmas que os hospitais em Portugal estão a utilizar e fizemos logo internamente uma avaliação dos materiais necessários e começamos a produção imediatamente”, explicou Miguel Vilas Boas, director da Escola Superior Agrária, onde está a ser feito o produto.

Uma equipa de docentes, técnicos de laboratório e investigadores uniram-se para produzir gel desinfectante e vão continuar a fazê-lo enquanto a ULS precisar.

“Também nos foi dado a entender que esta necessidade se podia prolongar no tempo e estamos desde já também na capacidade de dar continuidade nas próximas semanas a produção de novos lotes”, disse Miguel Vilas Boas.

Até agora o gel desinfectante foi feito com o stock de reagentes dos laboratórios do IPB. Daqui para a frente, Miguel Vilas Boas admite poderá haver dificuldades em adquirir álcool no mercado, para a composição do gel, mas acredita esta barreira será ultrapassada.

Em pouco mais de um dia o IPB conseguiu produzir 130 litros de gel desinfectante, a pedido da ULS Nordeste.

Escrito por Brigantia

Foto: IPB

Jornalista: 
Ângela Pais